Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

IPCA de outubro deve apontar alta, ficando em 1,20%, diz especialista

 


Alimentos e o reaquecimento da economia são responsáveis por puxar a alta do índice


Os grupos mais afetados pelo resultado do IPCA de outubro serão os de alimentos, bebidas e transportes, já os menos afetados serão de itens de vestuário, como aponta a análise do professor da Fipecafi, Estevão Alexandre. O resultado do índice será divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (6).


Em setembro, o resultado ficou em 0,64%, quase três vezes mais do que no mês anterior. Para o mês de outubro, o especialista acredita que o IPCA irá subir novamente. “A previsão é de uma alta em torno de 1,20% muito puxado por itens alimentícios e o reaquecimento da economia”, ressaltou.


Uma nova alta significativa do IPCA, não deve impactar a economia e a população, como explica o professor. “Ainda não haverá impacto, pois mesmo com o aumento a estimativa da inflação ainda está abaixo do centro da meta do governo”, disse.


Compras de fim de ano e Black Friday


Com as oscilações de preços, as compras de fim de ano devem ser feitas com muita atenção. “Sempre é bom reforçar que o consumidor deve pesquisar muito os preços, pois há grandes variações de preços em diversos itens de consumo. Devido à grande variação do dólar perante ao ano de 2019, alguns itens estarão mais caros do que no ano passado, então o consumidor deverá pesquisar bastante”, destacou o professor da Fipecafi.


Esse mesmo cuidado também vale para a Black Friday, que acontece neste mês de novembro e sempre atrai consumidores para as compras. Mesmo neste momento de pandemia, historicamente, o período é de aumento nas vendas no varejo. “A Black Friday não afeta diretamente o IPCA, mas sempre dá um aquecimento na economia devido à alta no consumo de produtos, principalmente em bens duráveis e roupas”, finalizou.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑