Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

OSID celebra Dia do Doador Voluntário de Sangue com missa em ação de graças


 O Dia do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta quarta-feira (25 de novembro), será marcado por uma Missa em Ação de Graças no Santuário Santa Dulce dos Pobres. A celebração será às 8h30 e poderá ser acompanhada através das redes sociais do Santuário: Instagram e Facebook (@santuariosantadulce) e YouTube (santuariosantadulcedospobres). O público também poderá assistir de forma presencial, com toda segurança e comodidade. A missa contará com a participação da voluntária mirim Manuela Dourado e da freira Irmã Léo, que farão uma apresentação musical em homenagem àqueles que doam um pouco de si para salvar outras vidas.


“Neste dia nós queremos agradecer às pessoas que doam voluntariamente e regularmente, ajudando a manter os estoques de bolsas de sangue. Também queremos conscientizar a população para a importância da doação”, destacou a líder da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Marília Sentges. Marília ressalta que, com a pandemia provocada pela Covid-19, o estoque está em nível crítico. “Nosso apelo é para que as pessoas doem com frequência. Se todos fossem doadores voluntários, os bancos de sangue de todo o país teriam estoque suficiente para atender à demanda”, acrescentou.


No banco de sangue da UCT/OSID, as doações podem ser feitas para repor estoque ou voluntariamente para ajudar na manutenção de bolsas. O sangue coletado no núcleo é voltado prioritariamente ao atendimento da demanda interna do Hospital Santo Antônio e do Hospital da Criança. O volume excedente é encaminhado à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que faz a distribuição para unidades de saúde de Salvador e do interior do estado. A Unidade de Coleta está localizada na seda da OSID, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. As coletas também podem ser agendadas através do telefone (71) 3310-1224.


Requisitos – Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos – menores, com idade entre 16 e 17 anos, devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais; o doador deve estar bem de saúde (sem apresentar quadro de gripe ou qualquer outra doença aguda); caso esteja em uso de alguma medicação, deve listar o nome dos medicamentos para avaliação; é imprescindível apresentar documento oficial original, em bom estado e com foto atualizada (cópia somente se autenticada e legível).



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑