Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Salvador tem evento teste para retomada do turismo de negócios

 

As mudanças na realização de eventos devido à pandemia da Covid-19 são o foco da discussão do Expo Retomada Salvador, que acontece nesta quarta-feira (11), no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio. O prefeito ACM Neto foi um dos participantes do primeiro painel, abordando as visões do futuro dos eventos na capital baiana, ao lado do publicitário e CEO da N.Ideias, Nizan Guanaes, e do CEO da GL Events no Brasil, Damien Timpério.

Com edição realizada anteriormente em São Paulo, a Expo Retomada é promovida pela GL Events, multinacional francesa que administra o CCS, e é voltada para o trade turístico e de eventos, além de gestores do destino Salvador. A proposta é discutir os protocolos, novos formatos e tendências no segmento de eventos e turismo de negócios em tempos de pandemia, além de trazer inovação e segurança. O evento é realizado presencialmente e transmitido através do canal do CCS no YouTube.

Na Expo Retomada Salvador, são apresentados cases de sucesso em meio à pandemia, além de detalhes sobre quais serão as medidas adotadas pelos eventos corporativos no “novo normal” em todas as suas etapas, desde o planejamento a detalhes como montagem, credenciamento e desmontagem. Tendências no mercado, como a digitalização e a hibridização de formatos também estão presentes na programação.

O evento também reúne nomes como o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pablo Barrozo; Vaniza Schuler, da Schuler Consultoria; Ana Maria Viscasillas, vice-presidente da Federação de Organizadores de Congressos e Entidades Relacionadas da América Latina (Cocal); e do jornalista e empreendedor Guilherme Dias, criador do site Guia Negro e sócio da Black Bird Viagem, dentre outros. 

Referência - "Esse é um evento teste que vale de modelo e de referência para todos aqueles que vão acontecer em Salvador a partir de agora. Queria, inclusive, agradecer a todos os envolvidos nessa iniciativa, tanto a GL Events quanto os diversos empresários, segmentos do trade turístico e prestadores de serviço que se juntaram dentro desse propósito. Todo cuidado é necessário nesse momento da retomada", disse ACM Neto. 

O prefeito destacou que o turismo de negócios, que teria um crescimento substancial em 2020 em Salvador, foi um dos setores abalados pela pandemia e as necessárias medidas sanitária. "Quando inauguramos o novo Centro de Convenções, tínhamos convicção de que 2020 seria o ano do turismo de eventos e negócios, o que não ocorreu em função da Covid-19. Mas agora já temos uma perspectiva de crescimento, e esperamos que 2021 seja o ano da recuperação do termo perdido e também de avançamos no segmento, que será importante na geração de emprego e renda na capital". 

ACM Neto disse que, com os protocolo sanitários, o turismo de uma forma geral começa a ser retomado em Salvador, inclusive a realização de feiras, exposições e congressos - daí a importância do evento teste de hoje. Entretanto, se não houver uma vacina contra a doença, a cidade continuará sem receber grandes eventos de rua, a exemplo do Carnaval, cuja data de realização será anunciada até o final deste mês, em decisão conjunta com o futuro prefeito da cidade. 

Painéis – No total, as apresentações estão divididas em sete painéis. Além do Salvador, também acontece o Painel Mundo, que traz uma visão global dos indicadores do marketing de destinos, as lições deixadas pela pandemia e como usar esse aprendizado da melhor forma. Em seguida, o Acesso Aéreo vai abordar que alternativas o setor aéreo tem identificado para enfrentar, se manter e inovar durante e pós-pandemia.

O período da tarde será aberto com o Painel Novos Tempos, que discutirá a realização de eventos seguros em tempos de pandemia. O Inovação tem como foco que, para muito além da tecnologia, inovar é pensar, comunicar-se e posicionar-se de forma inovadora.

Já o Negócios mostra a resiliência do empresário baiano em tempos de pandemia, com uma visão do setor de turismo. O bloco final traz os paineis Entretenimento e Retomada, sobre a indústria do entretenimento e eventos culturais em tempos de isolamento e distanciamento social.

Protocolo – O Expo Retomada Salvador segue o protocolo setorial para centros de convenções e eventos, que não permite a realização de shows e feiras, por exemplo, pois geram aglomerações. Congressos, seminários, palestras e conferências estão liberados. Além disso, esses espaços devem respeitar e garantir o uso obrigatório de máscaras para todos, além das medidas de higiene, a exemplo da disponibilização de álcool em gel a 70%.

A capacidade de ocupação é de uma pessoa a cada seis metros quadrados, com limite de 200 pessoas por salão, sempre respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os cidadãos. A medição de temperatura deve ocorrer na entrada.

O credenciamento de expositores, palestrantes e todos os demais participantes das convenções e eventos deve se dar de forma prévia e virtual. Para a segurança dos empregados, durante a montagem e desmontagem das estruturas dos eventos devem ser garantidos o afastamento mínimo e o uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual (EPIs).  

Fotos: Max Haack/Secom

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑