Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Cozinha Show – Sabores e Saberes da Agricultura Familiar foi comandada pelo chef espanhol José Morchon


 Neste domingo (6), a Cozinha Show – Sabores e Saberes da Agricultura Familiar foi comandada pelo chef espanhol José Morchon, que apresentou ao público virtual a criação “Paella Baía de Todos-os-Santos”. O prato foi enriquecido com frutos do mar e do mangue, da Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz (Repescar) e da Associação dos Produtores de Fumeiro de Maragojipe (Chouriça de Maragogipe).


Morchon destacou a importância de fomentar a agricultura familiar na Bahia: “Acho muito importante fomentar porque é melhor, tem menos agrotóxicos, ajuda diretamente as pessoas e, se for feito do jeito que deveria ser, todo mundo ganharia: o agricultor venderia em primeira mão, sem atravessadores, os restaurantes receberiam um produto de primeira qualidade, sabendo exatamente a procedência, e os clientes teriam confiança. Como eu disse no debate, a burocracia encarece, mas nunca vai ser mais caro do que se comprarmos lá fora. Isso ainda valoriza o produto baiano”.


O chef acredita que a Bahia tem feito seu papel nessa valorização: “Acredito que estamos no caminho certo, temos pessoas muito interessadas, temos chefs e empresários dispostos a ajudar e a colaborar. Eu participo há cinco anos da Cozinha Show e a experiência é sempre boa, para mim é uma honra ser convidado a colaborar, sendo que estou fora do meu país, e saber que consigo ajudar é uma honra”.


Iraildes Santana, presidente da Repescar, destacou o desenvolvimento das atividades da cooperativa por meio dos projetos do Governo do Estado. “É uma honra estar participando da Feira da Agricultura Familiar, tanto para mim, quanto para a cooperativa Repescar, que está sendo bem reconhecida. Nossa cooperativa é formada por 90% de mulheres, que fazem tudo. Quem vive é quem sente na pele o desgaste físico, mas é um trabalho que eu gosto. Eu sou de uma geração de pescadores e marisqueiras e meu patrão hoje é o mangue, porque eu vivo do que eu pesco. E hoje já não temos tanto desgaste porque todo o beneficiamento é feito na Repescar, com equipamentos. Então eu só tenho a agradecer pelos projetos que chegam até a gente”.


Cozinha Show

A Cozinha Show acontece na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, promovida pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR, e pela Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR), com parceria do Instituto Ori. A edição deste ano está acontecendo virtualmente, em função da pandemia.


O debate, que já faz parte do evento, contou com a participação, neste domingo, do professor Moacyr Serafim Junior (UFRB), Valdo Nascimento (Sutrag) e Helca Alves (CEPEX), além de Morchon e Iraildes. O papo foi sobre Ecossistemas, Proteção e Produção Pesqueira na Baía de Todos-os-Santos.


Próximo episódio

O próximo episódio da Cozinha Show será na quinta-feira (10), com a chef Bruna Moreira e a receita “Bouef Bourguignon de Bode com Angu de Milho não Transgênico”. O prato leva flocão Puro Milho não transgênico da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê) e caprino da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap).

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑