Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Oxente: criativo lança fonte inspirada na maior feira livre de Salvador


 O projeto é de autoria do profissional Douglas Reis, diretor de arte sênior da Publicis Brasil e especialista em tipografia 


Inspirada no letreiramento popular dos comércios da Feira de São Joaquim – considerada a maior feira livre de Salvador, o profissional Douglas Reis, diretor de arte sênior da Publicis Brasil e especialista em tipografia, apresenta um novo projeto ao público: a fonte Oxente. Terra natal do criativo, a concepção começou com uma visita ao local junto ao fotógrafo Peu Campos, onde Douglas fotografou os passantes e Peu registrou imagens das placas dos comerciantes que serviram de inspiração para o trabalho. 


Diante disso, a fonte foi desenvolvida através de um processo manual feito inteiramente pelo profissional Douglas Reis, desde a concepção e conceito até a sua programação, passando por uma extensa experimentação de ferramentas, superfícies e texturas. Para representar uma característica da fonte vernacular, que representa o fato de que nenhuma letra é exatamente igual a outra, a Oxente apresenta quatro variações para cada caractere, que podem ser alteradas manualmente pelo designer ou alternadas automaticamente através de uma programação padrão. 


De acordo com o autor, o trabalho "tem a importância social de dar visibilidade a um estilo de arte desconhecido pelo público, quebrando um padrão estético que hoje é considerado aceitável pela indústria, além de, claro, empoderar a cultura do subúrbio soteropolitano", pontua. A identidade visual do projeto foi lançada utilizando ilustrações e elementos locais, além de expressões e frases típicas da Bahia em produtos como camisas, ecobags e almofadas que, em breve, serão comercializadas através do Instagram: @aondetudio.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑