Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Mutirão de consultas ultrapassa 1,6 mil atendimentos em Salvador


 O mutirão de consultas e exames da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atingiu a marca superior de 1,6 mil procedimentos realizados em quase dois meses. Iniciada no dia 3 de novembro último, a ação visa ampliar em 25% a oferta na capital, com investimento recorde de mais de R$6,1 milhões para disponibilização de cerca de 280 mil novas vagas aos beneficiários SUS de Salvador.

 

Para garantir mais amplitude com a ação, foram contratualizados, até o momento, 45 serviços, projetando a expectativa de atender 79 tipos de procedimentos em diferentes especialidades. O acesso às vagas acontece por meio das clínicas contratadas, que entram em contato com os pacientes cadastrados na fila de espera para agendar o dia e horário dos procedimentos.

 

Já foram realizados no mutirão 978 eletroneuromiogramas, representando uma redução de 50% da fila registrada no início da ação. As ressonâncias magnéticas já registram uma redução de 15% das filas, sendo que segmentos como Membro Superior, Membro Inferior, Sela Túrcica, Tórax e Angioressonância Cerebral já tiveram as filas zeradas. As tomografias de crânio pendentes de agendamento também já foram realizadas nessa primeira metade da ação, não restando mais fila de espera para o procedimento.

 

Atualização do cadastro – O impacto da desatualização dos cadastros é perceptível ao se analisar que, de cerca de 4 mil pacientes inicialmente identificados nas filas de espera de consultas e ultrassonografias, os serviços conseguiram acessar o contato e efetivar o agendamento de apenas 10% desse universo. Este fato se dá principalmente pelo registro de telefones inválidos ou não pertencentes aos pacientes.

 

“Cabe destacar que, para esses procedimentos de média complexidade, é de singular importância a atualização dos dados cadastrais dos pacientes no sistema, em especial os contatos telefônicos, uma vez que essa é a ferramenta principal para que os estabelecimentos realizem a captação do usuário para participação da ação”, explicou o secretário da SMS, Leo Prates.

 

A referida atualização pode ser feita pelos usuários por meio do site www. recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br ou nas unidades básicas de saúde.

 

 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑