Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Transparência em tempo real de número de vacinados em Salvador


 Sistema desenvolvido pela secretaria da Saúde garante transparência em tempo real de número de vacinados em Salvador



Com o registro em tempo real de cada cidadão vacinado contra o coronavírus, a secretaria municipal da Saúde de Salvador (SMS) garante transparência instantânea para a população sobre o avanço da cobertura de imunização na cidade. A plataforma online desenvolvida por profissionais da pasta faz parte do sistema Vida+, o mesmo da rotina das unidades de saúde que registra prontuário eletrônico, farmácia e marcação de consultas.



O mecanismo trabalha a partir da notificação que o vacinador prescreve na ferramenta online pelo tablet ou computador, através do Cadastro de Pessoa Física ou do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do paciente imunizado, com a identificação da dose com fabricante e lote, em seguida automaticamente o sistema computa e soma no vacinômetro.



A conectividade permite também que o usuário possa visualizar os dados sobre a vacina recebida pelo aplicativo Vida+ Cidadão e também pelo portal da Saúde www.portalcidadao.saude.salvador.ba.gov.br/ .



“Para acessar, um login deve ser criado pelo app, confirmando algumas informações ou indo em qualquer unidade de saúde ou Prefeitura-Bairro para ativar, pois precisa ter confirmação do cidadão por se tratar de dados pessoais e sensíveis”, explicou Ariovaldo Borges Júnior, coordenador do Núcleo de Tecnologia de Informação da SMS.



O titular da pasta, Leo Prates pontua que os esforços da Prefeitura permitem interatividade no trabalho realizado de combate ao vírus. “Além de dar transparência aos dados sobre o novo coronavírus na cidade, a plataforma dá condições para que a entidades do poder público de todas as esferas possam implementar respostas rápidas, de ordem técnica e síncrona com a ocorrência do dado, a partir do monitoramento digital da cidade”, destacou.



As informações contidas ‘vacinômetro’ podem ser acessadas através do site vacinacovid.saude.salvador.ba.gov.br/ .



Disposição de dados



Dividido em seis partes com a utilização de recursos gráficos e numéricos, no acompanhamento individualizado do banco de dados é possível obter a visualização do acumulado de vacinados, o quantitativo diário e quantos postos ativos para atender o público alvo.



Na plataforma há também a classificação por sexo, cor e raça, além de uma curva diária de cobertura processada pelos dados coletados.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑