Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 14 de fevereiro de 2021

“Baile Concerto”: primeira live do Domingo no TCA é também o primeiro concerto ao vivo da OSBA na internet -


 Espetáculo em clima de carnaval homenageia Moraes Moreira e será transmitido no dia 28 de fevereiro, às 11h, no YouTube do TCA 

 

Ainda que neste não tenha sido possível brincar o carnaval nas ruas, o Teatro Castro Alves (TCA) marca a sua tradicional presença na festa com uma edição mais que especial do Domingo no TCA. A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) destaca mais uma vez a força e a importância das músicas carnavalescas no quarto ano do “Baile Concerto”, que já faz parte da programação de fevereiro em Salvador, desta vez em formato digital, para pessoas em qualquer lugar do planeta: o primeiro concerto ao vivo da OSBA pela internet e também a primeira vez que o Domingo no TCA, em sua versão online, se apresenta como live. O espetáculo faz uma justa reverência a Moraes Moreira e receberá participação especial de Armandinho Macêdo, Marcia Castro e Davi Moraes, filho do homenageado. Diretamente da Sala Principal do TCA, a transmissão se dará no canal de YouTube do Complexo (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), no dia 28 de fevereiro, às 11h. 

 

Com uma formação de orquestra que vai contar com a presença de 57 músicos, o concerto terá em seu repertório grandes músicas do Axé que marcaram o carnaval da Bahia. Da obra de Moraes, estão garantidos clássicos como “Chame Gente”, “Pombo Correio” e “Chão da Praça”. Com regência de Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da OSBA, o “Baile Concerto” de 2021 terá mais uma vez direção cênica de Gil Vicente Tavares e solos do violinista Mário Soares, que, além de músico de orquestra, possui uma trajetória rica na música popular. 

 

PRIMEIRA LIVE DA OSBA: Um dos principais protocolos no combate ao novo coronavírus diz respeito à aglomeração de pessoas. As orquestras configuram corpos artísticos formados por dezenas de pessoas, além da equipe técnica, razão pela qual a OSBA, em 2020, explorou nos vídeos-concertos um repertório para solistas e pequenas formações camerísticas – e as apresentações ao vivo se deram nos espetáculos com o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) no projeto “Voltando aos Palcos”, ainda disponíveis no canal de YouTube do TCA. 

 


Agora em 2021, após um ano de pandemia, respeitando as medidas sanitárias estipuladas pelas autoridades municipais e estaduais, a OSBA realiza sua primeira live em formato de orquestra, contando com a presença de 57 dos seus 73 músicos. “A Sinfônica da Bahia se prepara para a sua primeira live desde que a pandemia começou, com a função de fazer com que as pessoas fiquem em suas casas, curtindo e aproveitando todo o espírito do carnaval. A orquestra levará o carnaval até a casa de todos”, declara Carlos Prazeres. 

 

O “Baile Concerto” teve início em 2018 e tem como premissa ser um verdadeiro baile carnavalesco, onde os músicos tocam fantasiados e o público, que também é convocado a se fantasiar, começa com um concerto sentado e termina com a plateia interagindo, dançando e cantando junto. O maestro ressalta ainda a importância da OSBA se integrar a uma festividade tão importante do calendário cultural baiano e de manter o concerto de carnaval ainda que em formato digital. “O carnaval é muito mais do que só uma festa de rua, o carnaval é um estado de espírito”, considera Prazeres. 

 

HOMENAGEM A MORAES MOREIRA: Para além da importância de Moraes Moreira para a música popular brasileira, o cantor e compositor baiano, que também integrou o grupo Novos Baianos, é uma das figuras mais emblemáticas do carnaval de Salvador. Em abril de 2020, o músico nos deixou e o “Baile Concerto” da OSBA não poderia homenagear outra pessoa que não Moraes, relembrando seus grandes sucessos que evocam tantas memórias. 

 


Para Carlos Prazeres, “Moraes é a alma da Bahia. Sozinho e com os Novos Baianos, segue marcando muitas gerações que vão assistir a esta live com este time dos sonhos para homenageá-lo e levar o carnaval para nosso público”. O maestro finaliza parafraseando a própria frase sobre o carnaval e dizendo que Moraes é muito mais do que somente um compositor: “é um estado de espírito”. 

 

SOBRE O DOMINGO NO TCA: O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas. Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo. 

 

SOBRE A OSBA: A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA). 

 

Domingo no TCA 

Baile Concerto 2021 – Orquestra Sinfônica da Bahia 

Quando: 28 de fevereiro de 2021 (domingo), 11h 

Onde: Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube 

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial 

 

Regente: Carlos Prazeres 

Participação especial: Armandinho Macêdo, Marcia Castro e Davi Moraes 

Direção cênica: Gil Vicente Tavares 

Instrumentação geral: 3222 – 4331 – tmp+2 – bateria – bx. elétrico – piano – cordas (8/8/6/5/4) 

 

Programa: 

N. GUANAES – We are Carnaval (Instrumental) 

B. SILVA – Prefixo de verão (Instrumental) 

XEXÉU/Z. RAIMUNDO – Beija-flor (Instrumental) 

L. GOMES – Faraó (Instrumental) 

U. TOZZI – Eva (Instrumental) 

Poutpourri É o Tchan (Instrumental) 

C. BROWN/V. CALAZANS – Selva Branca (Instrumental, solo Mário Soares) 

Homenagem a Moraes Moreira: 

M. MOREIRA – Grito de Guerra 
M. MOREIRA/L. GALVÃO – Preta Pretinha   
M. MOREIRA/DODÔ/OSMAR – Pombo Correio
M. MOREIRA/F. NILO – Chão da Praça 
M. MOREIRA/F. NILO – Bloco do Prazer
M. MOREIRA/A. MACEDO – Chame Gente 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑