Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

CCR Metrô Bahia amplia embarque de bicicletas nos trens durante a semana



Muito além de um meio de transporte, a bicicleta tem sido parceira inseparável de muita gente, traduzindo um estilo de vida saudável e sustentável. Seguindo essa tendência, a legião de amantes da ‘magrela’ tem aumentado cada vez mais, seja para o transporte ou para prática esportiva. A adoção da bike no dia a dia vem contribuindo para a fluidez no trânsito, sobretudo, quando se pode usufruir da intermodalidade, promovendo a mobilidade urbana.


A CCR Metrô Bahia ampliou o embarque de bicicletas no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A turma do pedal agora pode viajar no metrô durante a semana: de segunda a sexta-feira, a partir das 21h. Também seguem liberados os embarques aos sábados, a partir das 14 horas, e nos domingos e feriados, durante todo o horário de funcionamento do sistema. As bikes dobráveis dentro de capa própria podem ser transportadas todos os dias da semana.


“Quando ampliamos a integração física da bicicleta com o metrô estamos ratificando a intermodalidade, uma forte tendência em todo o mundo que prioriza o indivíduo e o meio ambiente. Então, esse é mais um passo importante para mobilidade urbana e sustentável em Salvador e Região Metropolitana”, destaca o gerente de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia, Leonardo Balbino


Para acessar o sistema com a bicicleta, o cliente precisa validar seu cartão na linha de bloqueio (catraca) e comunicar ao Agente de Atendimento e Segurança (AASs) para liberar a entrada do equipamento. O embarque deverá ser feito, exclusivamente, pela última porta do último carro, sempre dando prioridade aos clientes, e só serão permitidas duas bikes por trem. Outra opção para usufruir da intermodalidade é a utilização dos bicicletários disponíveis nas estações de metrô. Na Linha 2, por exemplo, basta aproveitar os 12km de ciclovia no canteiro central da Avenida Paralela, escolher a estação mais próxima e guardar a bike com segurança nos bicicletários.


 


Regras de segurança


Boas práticas de cidadania são importantes para o transporte com segurança de todos os clientes, por isso, é proibido pedalar nos acessos e áreas internas das estações, trens e terminais, e utilizar os elevadores para o transporte de bicicletas. Também é importante ter cuidado para que a bicicleta não impeça o fechamento das portas, não obstrua a entrada e saída de outros passageiros, não fique jogada no chão, encostada nas paredes ou colocada sobre os bancos.


Nas escadas fixas, a bike deve ser carregada e, por medida de segurança, o usuário que empurra a bicicleta deve aguardar a liberação da escada que estiver sendo utilizada por outros. Nas escadas rolantes, o transporte de bicicletas será permitido somente no sentido de subida. Na plataforma, deve-se respeitar o limite da faixa amarela. Para garantir o conforto e segurança dos clientes e da operação, os colaboradores do sistema também podem impedir o acesso de ciclistas em situações de grande fluxo nas estações e trens, e em casos considerados necessários.


 


 


 


SERVIÇO:


Permissão de Embarque de Bicicletas no Metrô*


Segunda a sexta-feira: a partir das 21h


Sábado: a partir das 14 horas


Domingo e feriado: durante toda a operação


*As bikes dobráveis dentro de capa própria podem ser transportadas todos os dias da semana


O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas funciona todos os dias, das 5h à 00h


  Crédito: Divulgação CCR Metrô Bahia


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑