Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Conheça a taça oficial do espumante brasileiro

 
Você sabia que existe uma taça especialmente projetada para degustar o espumante brasileiro?


Feita em puro cristal, o que garante linhas finas e elegantes, o fundo em “V” propicia a formação do perlage - as famosas borbulhas - e o bojo sinuoso ajuda a mantê-las.  Já a boca mais estreita favorece a concentração do aroma. 


O design foi desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho e a confecção é feita artesanalmente pela Cristallerie Strauss, localizada na cidade de Pomerode, em Santa Catarina.


Assim como acontece nas principais regiões vinícolas do mundo, o espumante produzido em no Brasil tem uma taça desenvolvida especialmente para fortalecer as principais características da bebida, garantindo que a degustação sofra o mínimo de interferência possível.


“A taça valoriza as características de cor, efervescência, aroma e sabor. Também consideramos os aspectos funcionais, a estética, a beleza do formato e a espessura do cristal”, destaca Mauro Zanus, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, líder do projeto focado na produção da taça. A confecção é feita artesanalmente pela Cristallerie Strauss, localizada na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, e pode ser adquirida nas principais lojas de presentes do país.


Feita em puro cristal, o que garante linhas finas e elegantes, o fundo em “V” propicia a formação do perlage - as famosas borbulhas - e o bojo sinuoso ajuda a mantê-las.  Já a boca mais estreita favorece a concentração do aroma. “A leveza da taça e a espessura fina da borda garantem uma experiência degustação plena. É a peça ideal para o espumante brasileiro, que vem conquistando reconhecimento internacional cada vez maior pela sua alta qualidade e sabor inconfundível”, ressalta Cassio Sampaio, brand manager da Strauss.


Desde 2009

A taça oficial do espumante brasileiro existe desde 2009. As características ideais do produto foram definidas após um longo estudo que aliou o conhecimento técnico da Embrapa Uva e Vinho, da Associação Brasileira de Enologia e da Cristallerie Strauss. O processo de pesquisa e produção também envolveu as principais entidades do setor de vinhos do Brasil e foram ouvidas as opiniões dos principais agentes envolvidos na elaboração, comercialização e produção do espumante brasileiro.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/produtos-ingredientes/voce-sabia-que-o-espumante-brasileiro-tambem-tem-uma-taca-oficial-saiba-mais/ 



Fonte Gazeta do Povo. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑