Os gatos são um dos mais antigos e fofos animais de estimação do homem, e o sucesso deles é tão grande que foi criado o Dia Mundial do Gato como forma de homenagem. A data é comemorada em 17 de fevereiro, mas também existe o Dia Internacional do Gato, celebrado no dia 8 de agosto.
Dia Mundial do Gato: veja mitos e dicas sobre o comportamento dos felinos
JOÃO PEDRO MALAR* - O ESTADO DE S.PAULO
Em 17 de fevereiro, um dos companheiros favoritos dos humanos recebe homenagens
O Dia Mundial do Gato é comemorado no dia 17 de fevereiro, como homenagem para os animais
Os gatos são um dos mais antigos e fofos animais de estimação do homem, e o sucesso deles é tão grande que foi criado o Dia Mundial do Gato como forma de homenagem. A data é comemorada em 17 de fevereiro, mas também existe o Dia Internacional do Gato, celebrado no dia 8 de agosto.
Hoje, já são 22 milhões de gatos no Brasil, segundo dados do IBGE, e graças a essa popularidade, é comum que existam várias afirmações sobre o comportamento desses animais. Além de muitas pessoas estão procurando dicas de como lidar com esses animais. Pensando nisso, o E+ reuniu alguns fatos e mitos sobre esses pets; confira abaixo.
Ao mostrar sua barriga, os gatos mostram submissão ao seu dono
Marcio Barboza, médico-veterinário e gerente técnico pet da MSD Saúde Animal, classifica essa afirmação como um mito. Para o veterinário, o contato com gatos nesta situação pode até resultar em alguns arranhões. “Os felinos estão demonstrando confiança [com este ato] e podem encarar o contato como uma ameaça a sua dominância do local”, explica ele.
É importante ficar atento a alguns comportamentos dos gatos, como quando eles deixam a barriga exposta ou ronronam
É importante ficar atento a alguns comportamentos dos gatos, como quando eles deixam a barriga exposta ou ronronam Foto: Pixabay
Já Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, associa o comportamento mais a uma demonstração de confiança em relação ao dono e ao ambiente do que de submissão. “Ao expor a barriga, os pets estão claramente demonstrando confiança e relaxamento”, comenta Rossi. Ele observa, porém, que alguns gatos realmente podem ter uma tolerância menor com esse tipo de contato, por isso a agressividade.
Amanda Nori, de 32 anos, é dona do Chico, um gato de sete anos que faz sucesso no Instagram, com o perfil Cansei de ser gato. Segundo ela, o “gato influencer”, que tem mais de 490 mil seguidores, só mostra a barriga para quem ele conhece, e geralmente para pedir carinho.
A médica-veterinária Natália Lopes, líder de comunicação científica da Royal Canin Brasil, destaca que também é importante ficar atento a outros hábitos dos animais. “O ronronar pode representar submissão e contentamento, mas o gesto de movimentar o rabo demonstra geralmente irritação, ao contrário [da atitude] dos cães, que costuma ser interpretada como satisfação”, comenta ela.
0 comentários :
Postar um comentário