Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

HGRS registra três captações de múltiplos órgãos e seis de córneas para transplantes em janeiro


 O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) registrou, no último mês de janeiro, três captações de múltiplos órgãos e seis captações de córneas para transplantes. As cirurgias foram realizadas na instituição após diagnóstico de morte encefálica e autorização da família.  


Como de costume, todas as etapas do processo foram acompanhadas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott-HGRS). “A partir da suspeita de morte encefálica, realizamos o acolhimento familiar e oferecemos apoio às equipes das unidades críticas na condução do protocolo de morte encefálica e, ao final, realizamos a entrevista para doação de órgãos e tecidos”, conta a coordenadora de enfermagem da comissão, Jeane Lima. 


Além de captar órgãos, o Hospital Geral Roberto Santos é um centro transplantador de órgãos. Habilitado, em 2018, para realizar transplantes de rim e de fígado, a instituição conta com equipe especializada para conduzir os serviços de apoio terapêutico pré, intra e pós-transplante, formada por nefrologistas, cirurgiões urológicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos de farmácia.  


Há, ainda dentro da estrutura do HGRS, a Central Estadual de Transplantes (CET) e o Banco de Olhos da Bahia.  


Fonte: Ascom/ HGRS

Foto: HGRS

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑