Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

“Sputnik V vai entrar no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19”


 Dono da farmacêutica brasileira União Química, Fernando de Castro Marques, afirmou, em entrevista ao Metrópoles, “não ter dúvidas” de que a Sputnik V será incorporada ao Plano Nacional de Imunização. “É uma questão de tempo. Minha ansiedade é que ela entre logo”, ressaltou.A empresa fechou um acordo com o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que comercializa a Sputnik V. 

O imunizante, no entanto, não tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização dos estudos clínicos no Brasil – a chamada fase 3 –, nem para uso emergencial.Segundo o empresário, o fundo de investimento disponibilizou 10 milhões de doses “para serem embarcadas nos meses de fevereiro e março, até que comece a nossa produção de forma definitiva”. 


“Pleiteamos junto à Anvisa uma autorização para a importação dessas unidades. Estamos correndo com o processo de produção do IFA [insumo farmacêutico ativo] e da vacina, mas não podemos abrir mão dessas unidades. A Anvisa pediu informações complementares, e nós estamos apresentando esses documentos”, esclareceu.


Marques citou o processo adotado pela Argentina para a liberação do uso da fórmula russa. “A Argentina passou por cima da fase 3, uma vez que entende-se que já está em uma fase 4, sendo utilizada em grande escala. O presidente da Argentina editou alguma coisa semelhante ao que seria, aqui no Brasil, uma medida provisória autorizando a utilização da Sputnik V. Evidente que, sem desmerecer a agência local, é a questão da emergência”, disse o empresário.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑