Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 7 de março de 2021

Guarda Municipal registra 1.982 atendimentos à população este ano

 

As operações conjuntas de fiscalização contra a Covid-19, o auxílio ao transporte das vacinas pela capital, a dispersão das aglomerações, o resgate de animais silvestres e a salvaguarda do patrimônio público são algumas das ações que não seriam possíveis sem a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador. Neste período de pandemia, os agentes da guarda têm trabalhado diariamente para promover a paz e segurança de soteropolitanos e turistas. 

Apenas nestes dois primeiros meses de 2021, o órgão prestou 1.982 atendimentos à população, entre os quais 640 foram por meio de operações conjuntas contra a Covid-19 com o apoio de órgãos municipais, estaduais e federais. Já as ocorrências , que incluem os encaminhamentos até a delegacia e as intervenções quando há lesões corporais, homicídios, roubo, furto e depredação do patrimônio público, foram 95. O número é 40% menor que as 158 registradas no mesmo bimestre do ano passado.

Além dos atendimentos já citados, nesses dois meses a GCM também prestou orientação ao cidadão quanto ao uso de máscara e respeito do distanciamento social, inclusive nos parques da cidade quando estavam abertos ao público. As atividades envolveram, ainda, suporte em acidentes de trânsito, aos postos de vacinação contra o coronavírus da capital e à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), para a distribuição de quentinhas ao público mais vulnerável.

Segundo o inspetor-geral Marcelo Silva, o momento demandou da guarda uma atuação diferenciada, que não ficou presa apenas aos limites da Segurança Pública. “Tivemos que nos adaptar às novas realidades dos protocolos sanitários, seja com as filas de banco ou com as do 5º Centro de Saúde para a vacinação contra a Covid-19, onde estamos atuando agora. Já tínhamos uma coordenação dentro da Guarda, que é a Cprev, para esse trato com o público externo, gerando uma rede de proteção aos mais vulneráveis. Com a pandemia, esse cuidado com a população tornou-se mais universal na instituição”.

Para reforçar o efetivo da guarda, a Prefeitura nomeou 93 guardas civis municipais no dia 22 de fevereiro. Os servidores nomeados estão em processo de apresentação de documento e de realização de exames para começar a dar suporte aos demais agentes do órgão, que tem sido bastante demandado nesse período de pandemia.  

Prevenção – Nesses dois primeiros meses de 2021, a Coordenação de Prevenção à Violência (Cprev) desenvolveu diversas ações de proteção à população mais vulnerável, entre elas o acompanhamento às equipes do Ministério do Trabalho na atuação contra a exploração do trabalho infantil nas praias de Stella Maris, Itapuã e Ponta de Humaitá.

Outra ação importante tem sido a transmissão de aulas on-line de educação física para os idosos. As aulas são transmitidas três vezes na semana por meio Google Meet para os 120  idosos que fazem parte do projeto de prevenção à violência para a população idosa, desenvolvido pela Cprev. As aulas ajudam a reduzir o risco de quedas domiciliares, a melhorar a flexibilidade, a autoestima e a combater a depressão, o sedentarismo e prevenir doenças.

Além disso, os instrutores têm todo um cuidado em oferecer suporte social e psicológico para que os idosos se sintam acolhidos nesse momento de pandemia.   

Resgate de animais – Este ano, o Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (Gepa/GCM) já resgatou 144 animais silvestres, entre eles 51 sariguês, 30 serpentes (sendo 23 jiboias), 31 jabutis, 11 micos, dois gaviões e um jacaré.

Ano anterior – Em 2020, a GCM realizou 13.741 atendimentos e registrou 682 ocorrências. No comparativo entre o número de atendimentos do primeiro bimestre de 2020 com o primeiro bimestre de 2021, houve uma redução de 37%. Enquanto no ano passado a Guarda Municipal realizou 3.147 atendimentos, este ano foram 1.982.

A redução, no entanto, deve-se ao momento atual de pandemia, visto que no ano passado o número de pessoas circulando pela cidade foi maior - inclusive no final de fevereiro, quando foi realizado o Carnaval de Salvador. Em 2020, a Guarda Municipal realizou 4.186 operações conjuntas contra a Covid-19.

Além disso, no ano anterior foram recuperados pela GCM R$1.175 em dinheiro, 17 veículos, 42 aparelhos de celular, duas armas de fogo e três simulacros de arma de fogo. Ao todo, 195 prestações de socorro ao cidadão foram feitas e 1.254 animais silvestres foram resgatados.

Foto: Bruno Concha/Secom

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑