Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 9 de março de 2021

Simm dá dicas de como manter produtividade no trabalho remoto


 Neste período de pandemia e distanciamento social, o trabalho remoto tem sido uma nova realidade para muitas empresas e funcionários. A modalidade de trabalho exige disciplina, foco, organização e dedicação, porém é a melhor alternativa para preservar vidas e a saúde dos colaboradores durante o enfrentamento à Covid-19. Para orientar e ajudar na adaptação desse novo normal, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece dicas de como manter a produtividade no home office e atravessar a fase com mais tranquilidade.

 

A diretora de Trabalho e Empreendedorismo do Simm, Maria Eduarda Lomanto, explica que a interação e diálogo ativo com o grupo de trabalho, através de redes sociais e plataformas, são pontos fundamentais para manter a rotina. Estabelecer um local para executar as tarefas em casa e separar materiais de trabalho, como fones de ouvido, agenda, bloco de anotações e caneta, também são fatores importantes para manter a concentração e o ambiente organizado.

 

Outra dica importante é determinar horários e se comprometer com as demandas. "Mesmo realizando o trabalho de casa, é fundamental se preparar, seguir horário e se arrumar como se estivesse indo trabalhar, para sentar e produzir suas obrigações. O bate-papo e o compartilhamento de ideias com os colegas também devem fazer parte dessa rotina. O home office não deve ser tratado como algo tenso, mas, sim, como algo natural e que está fazendo parte de uma nova realidade, vivenciada por várias pessoas no país", lembra.

 

Listar tarefas, planejar, organizar demandas e evitar distrações contribuem, ainda, para o alto rendimento no trabalho remoto. Desta forma, o profissional tem a oportunidade de criar uma relação com as atividades, possibilitar o andamento e dar preferência às que são mais urgentes, sem deixar para depois. “As sinalizações, lembretes e marcadores ajudam a lembrar coisas importantes e cria um conforto para desenvolver as habilidades de trabalho. O alinhamento de informações e horários entre o meio familiar e a equipe ajuda a evitar distrações e a não comprometer o ciclo produtivo”, afirma Maria Eduarda.

 

Além disso, é necessário estipular pequenas pausas de 15 minutos durante o dia para dedicar a uma distração, como fazer atividades físicas, alongamento, lanchar, ver notícias, acessar redes sociais ou assistir vídeos. “É necessário acreditar que é possível continuar produzindo mais e melhor. O desenvolvimento depende de cada um de nós e das ferramentas que precisaremos usar. Não devemos ter medo de experimentar coisas novas e, sim, utilizar a tecnologia a nosso favor, sem receios, ousando e se permitindo a esse novo modelo de trabalho que funciona e está dando muito certo”, frisa a diretora.

 

Experiência – O engenheiro mecânico e professor Eduardo Tourinho, de 39 anos, teve que readaptar a rotina em casa para dar aulas de forma remota durante a pandemia. “Precisei me reinventar e adequar o espaço na minha casa. Coloquei uma mesa de trabalho na sala e algumas cortinas para dividir os ambientes, para manter a privacidade e o horário de trabalho. Além disso, implantei um suporte para computador na parede, que deixou o ambiente mais funcional e possibilitou a utilização de sistemas operacionais para a transmissão das aulas”, conta.

 

O home office do docente consiste em aulas ao vivo e gravadas, para os alunos que não conseguem acompanhar as transmissões on-line. Os conteúdos, materiais e apostilas são disponibilizados para os estudantes na plataforma Microsoft Teams e no Sistema de Informações Acadêmicas (SIA) da instituição de ensino. O cronograma do profissional engloba aulas de segunda a quinta-feira e aulas que podem ser remarcadas durante a semana – cada encontro possui duração de duas horas e cinquenta minutos.

 

"Eu já me sinto bastante adaptado a essa nova rotina, sou muito organizado e para que a dinâmica funcione, precisamos ter o mínimo de planejamento e organização. Costumo fazer minha agenda semanal, listar atividades e compromissos, além de alinhar a revisão de conteúdos e programar minhas reuniões. Considero esses fatores fundamentais para atravessar o momento que estamos vivendo", destaca Tourinho.

 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑