Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 19 de março de 2021

Sindicato mais antigo do Brasil, Sintracom-BA completa hoje 102 anos


 O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-BA) completa 102 anos, nesta sexta-feira (19/03). Dia de São José, padroeiro dos operários, e também Dia dos Trabalhadores da Construção na Bahia, feriado da categoria. 

 

O presidente da entidade, Carlos Silva, informa que devido à pandemia do coronavírus (Covid-19) a data será celebrada com um evento “ao vivo” pela internet, das 08h30 às 10h30: Conversa com Osvaldo Bertolino, jornalista e escritor, autor do livro "Da CUT à CTB", através do aplicativo Zoom e também pelo Facebook. 

 

O Sintracom-BA foi o primeiro sindicato fundado no Brasil, em 19 de março de 1919, ano de lutas históricas dos trabalhadores em todo o país, com o nome de “Sindicato dos Pedreiros, Carpinteiros e Demais Classes”. No dia 12 de julho de 1992, no I Congresso Estadual da Construção Civil, passou a ter a denominação atual. 


 

Durante esse período, passou por ditaduras civil e militar, intervenções, teve dirigentes perseguidos e presos, greves e movimentos históricos, como a “Revolta dos Peões”, em outubro de 1989. E chega aos 102 anos reconhecido pelo importante papel na defesa dos interesses dos trabalhadores, na valorização da profissão, respeito às normas de segurança do trabalho, melhores condições de trabalho e cidadania.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑