Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 8 de abril de 2021

“Atravessar” é segundo espetáculo exibido pela TVE na celebração dos 40 anos do BTCA


 Criação do Balé Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia integra programação especial do #BTCA40anos 


 


Neste segundo final de semana de abril, mês em que se comemora o Dia Internacional da Dança e o aniversário de 40 anos do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), a TVE Bahia exibe o espetáculo “Atravessar”, nos dias 10 e 11. A montagem é uma das seis que a companhia oficial de dança da Bahia e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) encenaram dentro do projeto “Voltando aos Palcos”, do Teatro Castro Alves (TCA), quando os dois corpos artísticos se uniram para a criação de espetáculos inéditos, realizados na Sala do Coro do TCA e transmitidos ao vivo entre outubro e dezembro passados. Neste retorno à programação televisiva na temporada de celebração do #BTCA40anos, as peças podem ser vistas aos sábados, às 18h30, com reprise aos domingos, às 20h, pelo canal e pelo portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline



Em “Atravessar”, amor e presença surgem numa concepção coreográfica de Dina Tourinho, com assistência de Rosa Barreto e Dayana Brito, tendo no elenco os bailarinos Cristian Rebouças, Dayana Brito, Fátima Berenguer, Fernanda Santana, Mônica Nascimento e Rosa Barreto e o violoncelista Thomaz Rodrigues. Para o trabalho, a inspiração parte do entendimento de que amar é verbo dinâmico que nos constitui, nos atravessa e nos faz atravessar muitos mares e oceanos: o amor nos faz existir e ser fiéis a nós mesmos, ser presença e compartilhá-la com o outro. E quando afundamos no mar, nessa travessia, nos perdemos de nós, e o amor se afoga e morre. Mas sempre é tempo de amar e iniciar uma nova travessia. Ao estabelecer uma contraposição com a imensidão das águas, a música de Bach para violoncelo nos coloca diante do uno, da visão mais íntima e fiel do nosso ser. Executada pelo chefe do naipe de violoncelos da OSBA, ela transporta a uma rica viagem pelos mais recônditos lugares do nosso eu.  


Próximas edições: Nos dois últimos finais de semana de abril, as exibições serão dobradinhas: nos dias 17 e 18, com “Cria”, que celebra a persistência da infância nos adultos, e “Pés a Pés”, uma homenagem aos griôs tropicalistas. Fechando a temporada, nos dias 24 e 25, os espectadores vão assistir “Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço”, a expansão do abraço no atual contexto, valorizando subjetividades e honrando realezas ancestrais, e “Umbigo”, que tematiza a maternidade.  


Palco TVE #BTCA40anos 


Balé Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia 


“Atravessar” 


10 de abril (sábado), 18h30, e 11 de abril (domingo), 20h 


“Cria” + “Pés a Pés” 


17 de abril (sábado), 18h30, e 18 de abril (domingo), 20h 


“Entre a minha mão e a sua há mais que um abraço” + “Umbigo” 


24 de abril (sábado), 18h30, e 25 de abril (domingo), 20h 


Exibição: TVE Bahia ou pelo portal www.irdeb.ba.gov.br/tveonline 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑