Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Dia do Ferroviário e Trabalhador

 O Dia do Ferroviário é celebrado nesta sexta-feira (30) e o Dia do Trabalhador é celebrado neste sábado (1º)


 


 


 


Dia do Ferroviário e Trabalhador | Operador do metrô fala sobre a profissão herdada do pai e que despertou a paixão pelos trilhos


Colaborador faz parte da linha de frente dos profissionais do transporte público que não pararam durante a pandemia


 


 
Há dois anos como operador de trem, Thiego de Oliveira, de 37 anos, encontra a sua motivação diária no amor pela profissão, passada de pai para filho. Senhor Tadeu sempre foi um grande inspirador e incentivador para muitas coisas na sua trajetória de vida, sobretudo, no âmbito profissional. Desde 2016, Thiego observava o entusiasmo de seu pai no novo desafio de conduzir o metrô de Salvador e ficou curioso com essa missão. A partir daí, o rapaz que atuava na área administrativa de outra empresa, começou a se dedicar ao tema e a estudar as apostilas do pai.


Três anos depois, Thiego conseguiu uma oportunidade na CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas para seguir os passos do pai. Ele começou as atividades como part time e recentemente foi promovido para full time. Para o operador, a promoção é reflexo da sua dedicação diária ao trabalho. “Eu sempre segui os ensinamentos do meu pai que diz: ‘temos que sair para trabalhar todos os dias como se fosse o primeiro dia de trabalho’. E isso faz toda a diferença”, enfatiza.


Além do orgulho de transportar vidas, sonhos e sorrisos diariamente, Thiego carrega consigo a paixão pela profissão herdada do pai e a satisfação em poder transportar os clientes que, mesmo neste cenário de pandemia, precisam se deslocar pela cidade. "Sinto que estou fazendo o meu papel essencial neste momento, transportando os clientes que precisam ir para o trabalho ou ao médico, por exemplo. Nós seguimos todos os protocolos para garantir uma viagem segura a todos. É muito recompensador chegar na plataforma e receber acenos de agradecimento dos clientes”, destaca.


Em Salvador, a atividade de operador de trem ganhou uma nova dinâmica com o sistema metroviário, devido à tecnologia utilizada. Operar o trem do metrô com o sistema CBTC, que controla a circulação de trens e possibilita a utilização de diversos níveis de automação, permite que tudo funcione no modo automático e seguro. Da cabine, Thiego monitora tudo o que está acontecendo dentro da composição, na via, e, em casos de emergência, aciona dispositivos para garantir a segurança de todos os clientes. “É bem bacana ter aprendido a operar um meio de tecnologia tão avançada que possibilita transportar pessoas com rapidez, conforto e segurança. É um transporte que mudou a vida dos baianos”, comenta o ferroviário.


Para conduzir o metrô, o operador participou de um curso de formação de Agente de Atendimento Operador de Trem oferecido pela CCR Metrô Bahia para a qualificação de seus colaboradores. O treinamento dura cerca de três meses e inclui conceitos teóricos e práticos.


 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑