Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Estreia no Brasil remontagem de “A Sagração da Primavera”


 Estreia no Brasil remontagem de “A Sagração da Primavera”, de Pina Bausch, reunindo 38 bailarinos de 14 países africanos



Obra promovida pelo Goethe-Institut abre a programação da 14ª edição do VIVADANÇA Festival Internacional em temporada online


Com versão criada em 1975 pela coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009), um dos maiores nomes da história mundial da dança, “A Sagração da Primavera”, baseada na mais célebre obra do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971), tem remontagem produzida com um elenco de 38 bailarinos de 14 países africanos, reunidos no Senegal para o registro em vídeo que agora estreia no Brasil. O trabalho, que originalmente estava sendo preparado para uma turnê internacional, se reverteu em filme quando, em março de 2020, as medidas para conter a pandemia do coronavírus fizeram os planos se alterarem. Na praia senegalesa de Toubab Dialaw, a última passagem foi capturada pelo cineasta Florian Heinzen-Ziob, documentando um momento único. Esta realização resulta do investimento da Fundação Pina Bausch de fazer as coreografias da artista alcançarem novos públicos e gerações de bailarinos, agrupando este elenco, em colaboração com a École des Sables (Senegal) e Sadler’s Wells (Inglaterra), especialmente para a empreitada. É assim que surge o “Dancing at Dusk – Um momento com A Sagração da Primavera de Pina Bausch”, que o Goethe-Institut Salvador-Bahia promove como espetáculo de abertura da 14ª edição do VIVADANÇA Festival Internacional, com estreia no dia 29 de abril, Dia Internacional da Dança, às 20h, na plataforma Festival Scope, acessível pelo site www.festivalvivadanca.com.br.


 


Nos últimos anos, a Fundação Pina Bausch vem transmitindo coreografias de Pina Bausch para companhias internacionais, porém os ensaios tiveram de ser suspensos e as apresentações, adiadas, por conta da pandemia. Enquanto as datas da turnê presencial não podem ser reagendadas, a versão audiovisual está sendo disputada por festivais de todo o mundo e é trazida com exclusividade ao Brasil para curta temporada de exibição nacional, com patrocínio do Goethe-Institut Salvador. O evento baiano VIVADANÇA Festival Internacional, que este ano se apresenta integralmente em formato online, é o palco escolhido. A obra ficará disponível ao público até o dia 7 de maio, com ingressos a R$ 10.


 


Germaine Acogny, fundadora da École des Sables e conhecida como a mãe da dança africana contemporânea, e Malou Airaudo, ícone de primeiro escalão no Tanztheater Wuppertal, assinam a coreografia. Na peça, as duas lendas da dança, ambas com mais de 70 anos, exploram suas heranças artísticas. A música é de Fabrice Bouillon LaForest e a dramaturgia de Sophiatou Kossoko. Compõem o elenco: Amadou Lamine Sow, Amy Collé Seck, Anique Ayiboe, Aoufice Junior Gouri, Armel Gnago Sosso-Ny, Asanda Ruda III, Astou Diop, Aziz Zoundi, Babacar Mané, Bazoumana Kouyaté, Brian Otieno Oloo, Carmelita Siwa, D’Aquin Evrard Élisée Bekoin, Didja Kady Tiemanta, Estelle Foli, Florent Nikiéma, Franne Christie Dossou, Gloria Ugwarelojo Biachi, Gueassa Eva Sibi, Harivola Rakotondrasoa, Inas Dasylva, Khadija Cisse, Korotimi Barro, Luciene Cabral, Oliva Randrianasolo (Nanie), Pacôme Landry Seka, Profit Lucky, Rodolphe Allui, Rokhaya Coulibaly, Sahadatou Ami Touré, Serge Arthur Dodo, Shelly Ohene-Nyako, Sonia Zandile Constable, Stéphanie Mwamba, Tom Jules Samie, Vasco Pedro Mirine, Vuyo Mahashe e Zadi Landry Kipre.


 


Este projeto foi financiado por German Federal Cultural Foundation, Ministry of Culture and Science of the German State of North Rhine-Westphalia e International Coproduction Fund do Goethe-Institut e gentilmente apoiado pelo Tanztheater Wuppertal Pina Bausch.


 


Goethe-Institut Salvador-Bahia – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens – 102 residentes já experimentaram esta oportunidade.


 


VIVADANÇA Festival Internacional – Tendo sua abertura em 2021 no Dia Internacional da Dança (29 de abril), o VIVADANÇA Festival Internacional vem reafirmando a cada ano seu lugar de encontros, difusão e conexões no universo da dança, com uma programação que coloca a Bahia no circuito de festivais internacionais, abrindo possibilidades artísticas e mercadológicas. Neste momento delicado, o VIVADANÇA oferece soluções criativas para continuar com sua missão de conectar profissionais da dança ao redor do mundo, bem como trazer para o Brasil o melhor da dança contemporânea. O VIVADANÇA Festival Internacional é uma realização da Baobá Produções Artísticas. O projeto foi selecionado pelo Edital Eventos Calendarizados com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.


 


SERVIÇO


Abertura do VIVADANÇA Festival Internacional 2021


Dancing at Dusk – Um momento com A Sagração da Primavera de Pina Bausch (40 min.)


Conteúdo extra: Pina Bausch The Rite of Spring – Rehearsals at École des Sables (7 min.)


Lançamento: 29 de abril (quinta-feira), 20h


Encerramento: 7 de maio (sexta-feira), 23h59


Plataforma de exibição: Festival Scope (acessível pelo site www.festivalvivadanca.com.br)


Quanto: R$ 10


Vendas: Pelo site www.festivalvivadanca.com.br


Classificação indicativa: Livre


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑