O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio de técnicos lotados na Unidade Regional (UR) do Sudoeste, realizou uma ação de fiscalização ambiental na região do município de Cândido Sales, localizado a cerca de 593 km da capital baiana, com o objetivo de combater a atividade de carvoarias ilegais.
A ação que aconteceu na última terça-feira (13), contou com a participação dos técnicos Lázaro Brito e Joaquim Silva Neto, em conjunto com o motorista, também do Instituto, Claudionor Nascimento. Para garantir a segurança dos técnicos durante a atividade de campo, a equipe de fiscalização também foi composta pelos policiais SD PM Costa Lima e SD PM Jesus, da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
A operação resultou na destruição de 21 (vinte e um) fornos de produção ilegal de carvão vegetal e 60 mdc (sessenta metros de carvão), localizados através de denúncias anônimas, monitoramento de áreas vistoriadas em ações anteriores e levantamento e análise de imagens de satélite. A demolição dos fornos foi procedida de forma manual, através do emprego de esforço físico dos técnicos e de equipamentos improvisados.
Os infratores fugiram dos locais com a proximidade do veículo da fiscalização. Apenas 1 (um) infrator foi localizado e autuado em campo. Foram levantadas informações sobre os outros infratores para autuação posterior no escritório.
Ao todo, foram desativadas 3 (três) carvoarias que utilizavam madeira nativa de vegetação remanescente de floresta estacional do bioma Mata Atlântica para produção clandestina de carvão vegetal.
0 comentários :
Postar um comentário