A Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, a qual teve o seu prazo agora em 2021 prorrogado para 31 de maio, serve como uma declaração de ajuste.
O contador André Charone, explica que, o contribuinte informa à Receita Federal todos os seus proventos e rendas de qualquer natureza, junto com os seus dependentes e gastos dedutíveis (com saúde, educação ou previdência, por exemplo) do ano anterior e o programa irá apurar qual seria o valor efetivamente devido de imposto de renda.
Dessa forma, quem recolheu mais do que devia, recebe uma restituição e quem recolheu menos do que devia, paga a diferença.
- Se o Imposto devido é maior que o Imposto recolhido no exercício, a pessoa terá um saldo a pagar.
- Se o Imposto devido é menor que o Imposto recolhido no exercício, a pessoa terá direito a Restituição.
Hoje, a entrega da declaração do Imposto de Renda já faz parte da rotina anual dos contribuintes como uma das principais obrigações assessórias exigidas às pessoas físicas. O advento da informática fez com que esse processo se torne cada vez mais simples.
Pessoas que recebem de uma única fonte pagadora geralmente têm imposto a restituir ao término da sua declaração, mesmo porque, ainda que o contribuinte não tenha nenhuma despesa para deduzir, no mínimo ele pode optar pela declaração simplificada e conseguir uma dedução automática de até 20% da sua base de cálculo.
Entretanto, as pessoas que possuem mais de uma fonte pagadora geralmente têm imposto a pagar ao final da declaração. Isso acontece porque há uma somatória dos rendimentos, o que aumenta a base de cálculo do imposto devido.
Obviamente, isso não é uma regra, então é importante consultar um contador de sua confiança para declarar corretamente.
Sobre André Charone:
André Charone é contador e empresário, com formação internacional em Empreendedorismo em Economias Emergentes pela universidade de Harvard (EUA).
Iniciou cedo na carreira da contabilidade, filho de contador, o jovem sempre se espelhou na família e por este motivo já sabia o caminho que iria trilhar.
Em 2010 com 21 anos apresentou na Espanha um trabalho em um congresso de contabilidade, no mesmo ano passou a atuar como professor universitário.
De lá para cá passaram mais de 10 anos, e hoje com toda essa bagagem o jovem, busca através das redes sociais divulgar e ensinar de forma gratuita os princípios da contabilidade.
Fonte contador André Charone
0 comentários :
Postar um comentário