Inema coíbe o tráfico de animais silvestres em ação conjunta com a PRF
Em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia, realizada entre os dias 23 e 24/03, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) combateu o tráfico de animais, coibindo a criação e a caça da fauna silvestre e realizando ações de conscientização e educação ambiental na cidade de Vitória da Conquista (BA).
As atividades resultaram na apreensão de grande quantidade de aves aprisionadas em gaiolas pequenas e em condições precárias de falta de higiene (cobertas com fezes e urina), sem água, com restrição de movimento, privação de luz e sem circulação de ar, ensejando condições evidentes de maus-tratos.
Ao todo, foram resgatadas 149 (cento e quarenta e nove) aves silvestres de espécies variadas e mais 01 (um) jabuti (Chelonoidis carbonaria).
As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Inema, onde será realizado um atendimento específico para a espécie, com uma equipe de veterinários e biólogos capacitados. Após serem clinicamente tratados e reabilitados, serão soltos na natureza, em habitat natural previamente estudado para adaptação do animal.
Os responsáveis pela criação e aprisionamento ilegal foram identificados e orientados a assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e todos responderão na Justiça Criminal por suas condutas praticadas contra o meio ambiente.
0 comentários :
Postar um comentário