Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 29 de maio de 2021

Público escolhe espetáculo “Essa Tempestade” para temporada no YouTube do BTCA


 O público escolheu o espetáculo “Essa Tempestade” para ser exibido na próxima edição do BTCAPlay. A gravação em vídeo da montagem de 2011 será disponibilizada no canal de YouTube do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), das 19h desta sexta-feira (28) até o fim da noite de domingo (30). A votação ocorreu por meio de enquetes publicadas nas redes sociais do BTCA, nos perfis do Facebook e Instagram (@btca.oficial).


Resultado de uma coprodução entre Brasil e Bélgica, “Essa Tempestade” é uma criação de Cláudio Bernardo, coreógrafo cearense radicado na Bélgica. Ele também assina o figurino e a cenografia da obra. A montagem foi livremente inspirada na peça “A Tempestade”, considerada o último texto do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616).


O original “A Tempestade” (1611) conta a história de um homem que vive exilado numa ilha e, com a ajuda de seus livros mágicos, naufraga uma embarcação invocando uma grande tormenta. Esse naufrágio conduzirá a uma transformação humana libertária, tanto nos náufragos quanto nos habitantes da ilha.


“Essa Tempestade” foi selecionada numa enquete com outras oito opções de obras do acervo BTCA: “A História do Soldado” (2019); “Atlântico” (2016); “Engenho” (2008); “Pedro e o Lobo” (2011); “A Quem Possa Interessar” (2010); “Lub Dub” (2017); “Generxs” (2016); e “Dê Lírios” (2016).


BTCA

Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Wanderley Meira e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).


O BTCA possui no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).


Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e Osba mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”.


Fonte: Ascom/BTCA

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑