Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Centros de atendimento oferecem apoio a mulheres vítimas de violência



No Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), situado nos Barris, e no Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras, o atendimento está ocorrendo de maneira presencial, mediante agendamento através dos telefones (71) 3235-4268 e (71) 3611-5305. Além disso, qualquer cidadão pode fazer denúncias através da Central de Atendimento à Mulher, pelo número telefônico 180.

 


“O primeiro passo que temos buscado muito para mudar esse cenário de violência é o fortalecimento das informações sobre a rede de assistência à mulher. A mulher precisa saber que pode contar com uma delegacia especializada, com três equipamentos de atendimento no município e que existe todo um fluxo em rede para oferecer vias alternativas que possam tirá-la da situação de violência”, afirma a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

 

Atendimentos – De janeiro de 2019 a maio deste ano, o Centro de Referência Loreta Valadares realizou 6.263 atendimentos jurídicos, sociais e psicológicos, além de referenciamentos. O Camsid computou 2.074 atendimentos, referenciamentos e acolhimentos. Já o Cream, inaugurado em dezembro de 2020,  já registrou 119 atendimentos, referenciamentos e acompanhamentos.

 

Números – O número de feminicídios aumentou em 18,8% na Bahia, no primeiro semestre de 2020, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, houve um aumento de 3,8% dos acionamentos feitos às polícias militares em casos de violência doméstica, tendo sido registrados 147,4 mil chamados no mesmo período.

 

No entanto, o anuário mostra que houve uma subnotificação dos casos, tendo em vista a dificuldade de registro por parte das mulheres em situação de violência doméstica, neste período de pandemia e de distanciamento social. Os números apontam uma redução de 9,9% dos registros feitos em delegacias.



Fotos: Bruno Concha/Secom

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑