Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Estudantes baianos são finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil

 


A Bahia tem 54 equipes finalistas na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na rede estadual de ensino, o programa Bahia Olímpica, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), mobiliza os estudantes para que participam das olimpíadas nas diferentes áreas do conhecimento, como forma de fortalecer as aprendizagens. 


  


O Colégio Estadual Dr. José Carlos Bezerra Carvalho, em Paripiranga, tem duas equipes na final, com seis estudantes envolvidos. A unidade escolar desenvolve o Bahia Olímpica durante o ano e o interesse pela História tem conquistado cada vez mais estudantes. No ano passado,  três equipes foram finalistas e conquistaram a medalha de cristal, de honra ao mérito. Neste ano, foram escritas dez equipes na ONHB, com 30 estudantes. 


  


Josefa Marcela Santos de Jesus, 17 anos, 3º ano, é uma das finalistas e fala da alegria por ter passado pelas seis fases anteriores. “Estou muito feliz com o resultado. Fizemos tudo pelo Google Meet e WhatsApp e além do que aprendi, fiz várias amizades pelo contato com equipes de outros estados. Agora, pretendo estudar mais para a final no dia 16 de agosto e conquistar uma medalha. Estou muito orgulhosa e a minha família toda também”, afirmou.  


 


A orientação dos estudantes foi realizada virtualmente pelos professores orientadores Edson Peixoto, Sandra Correia e Elisa Ribeiro. “O projeto reúne estudantes de várias séries, que ganham uma experiência imensa para todos os componentes curriculares. Eles entendem o aprendizado como algo contínuo e que não se acaba, são destaque em todas as atividades da escola e quando saem daqui ingressam no Ensino Superior. O Programa Bahia Olimpíada é certeiro nisso, no incentivo ao protagonismo estudantil”, comentou a professora Elisa. 


  


Ao todo são 415 grupos de 99 cidades de todos os estados do país que irão concorrer a medalhas de bronze, prata e ouro da ONHB, em uma cerimônia on-line, em 12 de setembro. A região Nordeste é a que tem maior número de equipes na final da ONHB. Juntos, eles somam 285 grupos. 


Foto: Josenildo Almeida - ASCOM/SECBA / Ilustrativa

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑