Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 4 de junho de 2021

“Golpes no Ventre” traz universo de religiões de matriz africana para o “TCA de Braços Abertos”


 Primeiro solo de Jane Santa Cruz tem texto e direção de Fernando Santana 

 

Nesta sexta, 4 de junho, às 19h, o “TCA de Braços Abertos” receberá reflexões sobre as experiências de vida de mulheres negras, num olhar que se aprofunda nos conhecimentos das religiões de matriz africana. O solo “Golpes no Ventre” faz temporada no canal de YouTube do Teatro Castro Alves (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial) e poderá ser visto pelo público até o domingo, dia 6 de junho. Dois vídeos do espetáculo ficarão disponíveis: um deles possui tradução simultânea em libras e o outro audiodescrição, ampliando, assim, o alcance da obra protagonizada pela atriz Jane Santa Cruz. Com texto, direção e cenário assinados por Fernando Santana, “Golpes no Ventre” tem classificação indicativa de 14 anos. As fotos são de Diney Araújo.  

 

O espetáculo retrata a história de Bárbara, uma mulher negra que está dentro do útero, na indecisão de nascer por conta das histórias que ouve sua mãe contar, ao longo do tempo de gestação. A atriz Zezé Motta e a Yalorixá Alda Vieira dão vida às vozes em off da mãe de Bárbara. A peça traça um paralelo direto com as religiões de matriz africana e explora a relação da protagonista com as divindades Iorubanas, como Yansã (responsável por conduzir os espíritos ao Òrun após a morte) e Oxum (responsável pela fecundação e fertilidade). 

 

Próximas edições – Na próxima quarta, 9 de junho, o documentário “A Construção da Travessia”, sobre o processo de montagem do espetáculo “A Travessia do Grão Profundo”, com texto e direção de Paulo Atto, ficará disponível no YouTube do TCA, integrado o “Especial Nordestes” do projeto. Lançado em 2020, o “TCA de Braços Abertos” é uma janela oferecida pelo Teatro Castro Alves para exibição de iniciativas culturais em seu canal de YouTube, assim como ocorria na ocupação dos palcos do Complexo antes da pandemia.   

 

“TCA de Braços Abertos” apresenta 

“Golpes no Ventre” 

Solo de Jane Santa Cruz 

Texto e direção: Fernando Santana 

Quando: 4 de junho de 2021 (sexta-feira), 19h 

Onde: Exibição através do canal do Teatro Castro Alves no YouTube 

www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial 

Classificação: 14 anos 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑