Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de julho de 2021

Chega ao fim Festival Raízes de Porto Seguro: charme e gastronomia em Caraíva 


 O Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro que aconteceu no município desde o dia 30 de junho e seguiu até o sábado, dia 17 de julho. Além da cidade, participaram os distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e também Caraíva - que ostenta o título de vila mais antiga do Brasil, muitas vezes descrita como um delicioso retiro paradisíaco onde o tempo parece não ter pressa. 


A fama não é só pelo ar bucólico e pelas ruas onde o único calçamento permitido é a areia. Ou mesmo pelo fato de que na vila não entram carros. Belas praias, fácil acesso ao rio e à natureza em volta, charmosas pousadas e restaurantes e uma vida noturna surpreendentemente movimentada fazem de Caraíva de fato um pedacinho do paraíso.  

 

Se já era bom, ficou ainda melhor. Caraíva abraçou a proposta do Festival Raízes de Porto Seguro, que nasceu com o objetivo de um resgate da influência indígena na culinária regional. A premissa para os pratos é que refletissem essa influência através dos ingredientes e/ou técnicas utilizados, promovendo uma junção entre o tradicional e o contemporâneo. Caraíva participa com 12 estabelecimentos: A Hamburgueria Caraíva, Bar e Petiscaria do Pelé, BiriBiri Restaurante, Boteco Mangaba, Esfiha Caraíva, Koa Pier Bar, Maré Café, Pousada e Restaurante Mangue Sereno, Pousada Vila do Mar, Restaurante Casa de Taipa, Restaurante Comune e Tropicália Caraíva.  

 

Na vila reinam os pratos com peixes e frutos do mar, como era de se esperar. A pesca e mariscagem tem uma forte raiz indígena e a própria localidade é muito próxima do Parque Nacional do Monte Pascoal, lar de 9 aldeias pataxó. Para além dos frutos do mar, encontramos preparos com alimentos tradicionais como banana da terra, mandioca e frutas como a mangaba.  

  

Polvo Grelhado com panaché de legumes. Acompanhado de purê de batata, arroz de coco e vinagrete de biribiri. Créditos: Isaura Assay / Ori Brazil

 


Peixe recheado com kwiuna e banana da terra, acompanhado de arroz de alça, purê de aipim e salada quiabóra. Créditos: Isaura Assay / Ori Brazil. 

 


Torta de chocolate, geleia de mangaba e castanha do Pará, com massa crocante de farinha de mandioca. Créditos: Isaura Assay / Ori Brazil. 

 

Esfiha de banana da terra caramelizada com queijo coalho. Créditos: Isaura Assay / Ori Brazil. 

 



0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑