Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Escolas têm até 23 de agosto para declarar o Censo Escolar 2021



As escolas das redes privada e pública de Salvador têm até o dia 23 de agosto para declarar o Censo Escolar 2021. O levantamento é realizado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As unidades de ensino devem informar os dados por meio do Sistema Educacenso.


Nessa primeira etapa, serão informados os dados relativos à Matrícula Inicial. Todas as informações, como cronograma e responsáveis, estão elencadas na Portaria 200/2021, de 13 de maio. Uma mudança neste ano foi a data de referência para as escolas informarem os dados, que voltou a ser a última quarta-feira do mês de maio. 


O titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, destaca a importância da participação de todas as unidades de ensino no Censo Escolar. “Uma das principais funções dessa pesquisa estatística é que os dados levantados servem de base para o desenvolvimento de políticas na área da Educação”, diz Oliveira. 


Assim, é importante que haja uma base de dados mais próxima possível da realidade. Ele destaca que neste ano, por exemplo, os dados do Censo Escolar foram fundamentais para a elaboração das listas de profissionais da educação para a dose prioritária da vacina.


Historicamente, Salvador tem registrado um baixo número de escolas privadas que declaram o Censo Escolar, prejudicando decisões importantes no que diz respeito ao planejamento e aos investimentos em educação. Em 2020, por exemplo, das 1.742 instituições com registro no Inep, menos de 900 declararam o Censo. 


Para esclarecer dúvidas e ajudar as unidades de ensino a responderem a pesquisa, a Smed oferece treinamento para as equipes de escolas particulares. As escolas também podem entrar em contato com uma equipe técnica da Smed, que atende pelo telefone (71) 3202-3029 ou pelo e-mail censoescolar @educacaosalvador. net .


 Foto: Valter Pontes/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑