Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Saiba o que é estenose diverticular do cólon, doença do papa Francisco


 Após a informação de que o papa Francisco foi internado, neste domingo (4/7), para uma cirurgia no intestino grosso, com a intenção de tratar uma estenose diverticular sintomática do cólon, muitas dúvidas surgiram sobre a doença. O Vaticano não deu detalhes sobre o procedimento a ser realizado.

A doença é a formação de várias “bolsinhas” no intestino grosso, que podem sofrer inflamações, chamadas de diverticulite. “Quando a diverticulite se resolve e melhora o processo de inflamação, ela forma pela cicatrização um estreitamento do intestino, levando à estenose”, explicou Suzete Notaroberto, médica pela PUC-Campinas, ao portal Uol.

De acordo com a especialista, muitas vezes o paciente convive com a estenose, mas há casos em que é preciso operar porque o estreitamento dificulta muito a passagem das fezes e a pessoa corre o risco de obstrução intestinal. “No caso do papa, provavelmente eles vão tirar um pedaço do intestino que está estreitado”, disse a médica.

Os sintomas da estenose vão desde dificuldade na evacuação, porque o intestino está estreito e as fezes não conseguem passar, até um quadro mais grave como a obstrução intestinal.


Fonte Metrópoles

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑