Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 17 de julho de 2021

Terceiro episódio de websérie sobre discos baianos é exibido neste sábado (17)


 Vai ao ar neste sábado (17), às 19h, mais um episódio inédito da primeira temporada da websérie "A Bahia Já me Deu", que homenageia discos produzidos por artistas e bandas da Bahia.  O episódio será transmitido por meio do YouTube no canal que leva o nome da série.

 

A primeira temporada possui cinco episódios. No primeiro, foi homenageado o disco "Barraca do Chocolate", lançado em 1977 pelo cantor e compositor Raimundo Nonato da Cruz, conhecido na década de 1970 como o "Chocolate da Bahia". O segundo episódio foi gravado na quadra de Apaches do Tororó, sobre o disco "Apaches do Tororó Vinte Anos de Folia", lançado em 1988.

 

Dono de um acervo de pesquisas sobre discos produzidos por artistas e bandas baianas, o músico e pesquisador musical André Oliveira conta que o terceiro episódio homenageia o disco “Ara Ketu de Periperi", lançado em 1993.

 

"Fundado por Vera Lacerda, primeira mulher a estrear um bloco afro, o Araketu foi um dos primeiros do gênero a assumir uma sonoridade “afropop", e isso foi um divisor de águas na história da banda. Ao lado do Mestre Jorjão Bafefé, os dois compartilham um pouco dessa passagem e a relação com o bairro de Periperi, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador", relata.

 

A websérie "A Bahia Já Me Deu" é mais um projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑