Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 14 de agosto de 2021

Cetas realiza soltura de animais silvestres em Reserva de Mata Atlântica na cidade de Salvador


 Remanescente de Mata Atlântica situado no bairro de Pituaçu, em Salvador, é a mais nova morada de 20 animais silvestres, reintroduzidos ao seu habitat natural através do trabalho realizado, na última quarta-feira (11), pela equipe do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A soltura ocorreu no posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA), localizado na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), e dentre as espécies estão jiboia, coral-verdadeira, iguanas, coruja e um ouriço-preto.


De acordo com o biólogo do Cetas, Haeliton Cerqueira, estes animais são oriundos de entrega voluntária e apreensões realizadas por operações da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, vinculada à Polícia Militar da Bahia. “Acolhemos estes animais, realizamos uma análise clínica e o tratamento necessário para reabilitação, bem como todo um trabalho para que eles recuperassem suas características comportamentais até que atingissem as condições necessárias para a soltura. A parceria com a equipe do ECOA foi fundamental para a escolha da área de soltura, que atende a todos os critérios e atributos ambientais adequados para o desenvolvimento das espécies”.


Moacir Tinoco, pró-reitor de Pesquisa e Graduação da UCSAL e coordenador do ECOA, destacou que a parceria com o Cetas. “ A escolha desta área para a soltura é importante para o desenvolvimento dos trabalhos realizados aqui no ECOA, que objetivam proteger a biodiversidade local, além de se produzir conhecimento científico em prol da sua preservação. Todo animal que recebemos é registrado no nosso banco de dados, com a medição,  pesagem,  confirmação taxonômica e marcação com bioelastômero para monitorar o desenvolvimento destes animais aqui na área, estes procedimentos contam com a participação  de alunos e professores”.


A Bahia conta com dez Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA),  para ser reconhecida como um Posto Avançado (PA), aprovado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas da Reserva, nos âmbitos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑