Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

"Congresso recebe iluminação laranja em apoio à Semana Mundial de Aleitamento Materno"


 O Congresso Nacional receberá iluminação laranja, de 1º a 7 de agosto, em apoio à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) - coordenada pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) e, no Brasil, pelo Ministério da Saúde. As ações tem o objetivo de aumentar a conscientização da sociedade e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno, de forma a garantir a sobrevivência, a saúde e o bem-estar de crianças e de suas famílias. 


O leite materno é o alimento mais completo para o bebê até os 6 meses de vida, período em que deve ser dado de forma exclusiva. Depois da introdução da alimentação complementar, recomenda-se manter a amamentação até os 2 anos ou mais. 


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. A prática protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

 


Responsabilidade compartilhada 


O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano é “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. A campanha reforça a importância do apoio de toda a comunidade para garantir que a criança receba o leite materno: a família deve dar apoio físico e emocional para a mulher amamentar dentro de casa; as empresas públicas e privadas devem incentivar o aleitamento por meio de ações, como a construção de salas exclusivas para esse fim; os profissionais de saúde devem acolher, incentivar e orientar as gestantes sobre a importância do aleitamento, auxiliando as mulheres na superação das dificuldades; e organizações, universidades, entidades associativas, ativistas e grupos de apoio devem continuar lutando pela amamentação e pela saúde da criança e da mulher.



Bancos de leite 


O Brasil possui 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 181 mil mulheres doaram mais de 226 mil litros de leite materno em 2020, e até junho de 2021, 92 mil doadoras já arrecadaram 111,4 mil litros.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑