Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 22 de agosto de 2021

Escolha de materiais é fundamental para bom resultado de obras


 Na hora de escolher pisos e revestimentos cerâmicos é preciso atenção para observar as indicações de uso de cada um 


Construir um espaço do jeito que sempre sonhamos ou fazer uma reforma e dar vida nova à casa é algo positivo e desejado por muitas famílias. No último ano, a pandemia de Covid-19 trouxe um aumento do tempo em casa para grande parte da população e muitas pessoas passaram a trabalhar no ambiente doméstico, assim como as crianças começaram a estudar em casa, fazendo com que a busca por reformas aumentasse. Para que isso seja feito de uma forma otimizada e que traga o melhor resultado, é imprescindível que a escolha de materiais seja feita da forma correta. 



Os porcelanatos e os pisos e revestimentos cerâmicos são uma preferência reconhecida entre os Nordestinos. Para que esses materiais que são práticos, duráveis e bonitos, tragam seu melhor desempenho, o primeiro ponto a ser avaliado é o local onde serão instalados. É o que frisa Edimário Jesus de Souza, gerente de Qualidade da marca Tecnogres, produzida na Bahia pelo Grupo Fragnani.


“Porcelanatos brilhantes e polidos são indicados para áreas internas, pois além de muito escorregadios, eles riscam com mais facilidade, com resquícios de areias nos sapatos, por exemplo. Por isso, se for utilizar logo na entrada da casa, é bom ter um tapete para retirar as sujeiras do sapato e não prejudicar o produto”, ensina. 


Ele destaca que, com a constante evolução na produção de pisos cerâmicos, em função da tecnologia HD, a diferença entre cerâmica e porcelanatos foi mais achatada, dando ao consumidor uma variação e uma qualidade muito maior de todo o portfólio. 



“A escolha do revestimento de parede é muito mais fácil, pois ele não terá contato com a areia, principal inimigo das cerâmicas. Logo cabe ao consumidor ou ao arquiteto escolher a melhor opção e procurar um profissional qualificado para o assentamento adequado. Lembrando sempre de seguir as orientações do fabricante no assentamento, como tempo de cura do contra piso, espaçamento da junta, argamassa indicada, etc. Essas informações constam nas instruções de uso e devem ser observadas”, completa Edimário. 


Ele pontua que se o consumidor seguir as orientações do fabricante, a cerâmica ou o porcelanato durará mais tempo com as características iniciais, principalmente em produtos brilhantes, por isso é importante utilizar sempre o produto mais indicado para a área de aplicabilidade indicada. 



Conservação 


A limpeza da cerâmica ou do porcelanato sempre será indicada pelo fabricante, mas normalmente utiliza-se apenas uma bucha macia e detergente. O cuidado, porém, deve começar já durante a obra.


Edimário alerta que, se na aplicação do produto não forem seguidas as indicações do fabricante e os cuidados necessários, este poderá ter danos antes mesmo da entrega da obra.



“Se o assentador não mantiver a obra limpa, se não fizer a utilização do ‘salva pisos’ e outros cuidados, com certeza poderá arranhar o produto”, adverte.

 


Principais indicações:


Para não errar na hora de escolher o piso, algumas dicas podem ajudar bastante. Veja quais as principais indicações, de forma geral, para porcelanatos e pisos cerâmicos. 


Brilhantes e Polidos 


Porcelanatos brilhantes e polidos são indicados para áreas internas, pois além de muito escorregadios, eles riscam com mais facilidade. 


Indicação:


✓ áreas comerciais internas sem acesso à rua;


✓áreas residenciais internas sem acesso à rua;


 


Acetinados


Com aparência mais opaca, os pisos com acabamento acetinado são menos escorregadios e permitem assentamento em áreas internas e externas cobertas, isso é, uma varanda com cobertura, uma área de lazer coberta, toda área interna da casa, entre outros locais semelhantes. Esse acabamento possui um toque suave. É o acabamento com toque mais macio, ou seja, é mais confortável.


 


Indicação:


✓ áreas comerciais internas com ou sem acesso à rua;


✓ áreas residenciais com ou sem acesso à rua;


✓ garagens;


✓ varandas;


 


Granilhados


Com textura áspera, os produtos de acabamento granilhado são ideais para áreas externas descobertas e locais molhados, como o box do banheiro. Isso deve-se ao fato desse acabamento ter mais aderência, ou seja, previne riscos de queda. Com o crescimento de empreendimentos para idosos, esse acabamento é uma boa opção, pois oferece menor risco de queda e, dependendo do grau da granilha (mais seca, mais mole, etc.) o produto pode até ser utilizado em ambientes internos.


 


Indicação:


✓ áreas comerciais com ou sem acesso à rua;


✓ áreas residenciais com ou sem acesso à rua;


✓ garagens;


✓ varandas.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑