Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 7 de agosto de 2021

Programa de pré-incubação de agritechs tem inscrições abertas até 16 de agosto

 


O Garoa no Campo #3 tem início no dia 23 de agosto e recebe o apoio do Sebrae Bahia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia e Sistema Faeb/Senar


04/08/2021 às 08:00 - Por: Redação

iStockO Garoa no Campo #3, programa de qualificação empreendedora de 10 semanas do Garoa Habitat, com foco na modelagem de projetos e validação de soluções de cadeias produtivas, está com inscrições abertas até o dia 16 de agosto. A iniciativa contempla startups que atuam no setor agropecuário, as agritechs, e tem como co-realizadores a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Sebrae Bahia e o Sistema Faeb/Senar. As submissões das propostas inovadoras podem ser feitas gratuitamente, por meio do link: https://ne.garoahabitat.com/garoanocampo3.


Nesta fase, times provenientes de todos os lugares do Brasil podem participar do processo seletivo. As equipes premiadas no Garoa Agro Hack, a maratona de ideação realizada no estado da Bahia, também são selecionadas automaticamente para o programa. Todas as startups graduadas no Garoa no Campo #3 receberão certificados ao final do programa.


De acordo com o CEO do Garoa Habitat, José Augusto Branco, o Garoa no Campo #3 vai aprimorar os principais aspectos de negócios das agritechs selecionadas. “É uma grande oportunidade para empreendedores que tenham algum projeto inovador para o setor agropecuário, mesmo que ainda na fase da ideação, validação ou prototipação. Através de formações empreendedoras, consultorias de negócios e conexões com atores do setor produtivo e entidades de apoio, nós iremos proporcionar que as equipes participantes acelerem o desenvolvimento dessas soluções inovadoras para os desafios do campo, e também possibilitaremos que se conectem com possíveis clientes e apoiadores. E como todos os encontros serão digitais, qualquer pessoa do Brasil ou de fora pode participar”, explica o fundador do Garoa Habitat.


No ato da inscrição, os times deverão apresentar a proposta de negócio, que será analisada pela Comissão de Avaliação do evento, composta por representantes do Garoa, empreendedores locais e parceiros do programa. A divulgação das propostas selecionadas está prevista para o dia 20 de agosto, via e-mail e nas redes sociais do Garoa Habitat.


A diretora de Inovação e Competitividade da Secti Bahia, Barbara Carole Alves, destaca a importância de investir em inovação para o agro. “A agropecuária é o segundo setor em participação no PIB baiano. No primeiro trimestre de 2021 foi registrado o aumento de 4% do agronegócio (SEI). Esse é o contexto que ratifica a importância desse setor para a Bahia. Esse crescimento não envolve apenas o segmento, mas todas atividades econômicas ligadas ao campo e necessidades variadas. Ativar e provocar o empreendedorismo e a inovação no setor significa atender às demandas, ocupar um espaço vasto e diverso, criar oportunidades e promover o desenvolvimento do Estado”, comentou a diretora. 


O coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae Bahia, Tauan Reis, destacou a importância da parceria para o amadurecimento dos ecossistemas do estado. “O Sebrae desenvolve um trabalho de fomento às agritechs e a parceria com o Garoa Habitat só tende a avançar estas ações.  O Garoa faz um trabalho de base com a pirâmide de ecossistemas de inovação no interior da Bahia que ainda precisam de capilaridade. O trabalho é muito bem desenvolvido, acompanhamos a primeira fase e agora seguimos para a pré-incubação, com o Garoa no Campo #3. É uma iniciativa muito importante para que os ecossistemas do interior baiano possam amadurecer e estejam prontos para receber os trabalhos de aceleração de agritechs do Sebrae”, explicou.


O Sistema Faeb/Senar também está presente na realização do programa. O assessor de inovação do Senar, Guilherme Moura, ressalta que a inovação contribui diretamente para a evolução do setor agropecuário. “A evolução do setor agropecuário sempre aconteceu graças a inovação e tecnologia, com melhorias que contribuem com a realidade produtiva, das mais simples às mais complexas. Mas essas ações precisam chegar de verdade no mercado, no campo. E essas iniciativas de incentivo a negócios, inovações são fundamentais para que eles realmente sejam desenvolvidos e tornem-se acessíveis à realidade dos produtores rurais, independente de seu tamanho, porque o agro usa de inovação do pequeno ao grande produtor.”


As inscrições seguem até o dia 16 de agosto. O edital completo do evento está disponível no link: https://bit.ly/edital_garoanocampo3. 


 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑