Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

programação especial pelo Dia Nacional do Ciclista

 


Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto), a Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), preparou uma programação com inaugurações, ações educativas e cursos especiais. As ações começam nesta quinta-feira (19), às 10h, com a inauguração do Bike Comunidade São Caetano, que será sediado na 1° Travessa da Vila Camurujipe, 3, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa). 

 

Na ocasião será ministrada uma oficina que ensinará a população local a fazer reparos em suas próprias bicicletas. Serão mostradas ferramentas básicas a serem utilizadas, como fazer os ajustes necessários para o conforto e saúde de quem pedala, como fazer a limpeza das magrelas com material de baixo custo, o ajuste dos freios e o conserto ou troca da câmera de ar dos pneus.

 

Na sexta-feira (20), a "Manutenção Básica de Bicicleta" volta a acontecer na sede do Bike Comunidade de Vila Matos (Rio Vermelho). No sábado (21), acontece a inauguração da quinta unidade do projeto Bike Comunidade, em Massaranduba, no largo da Rua Genésio Sales, onde também haverá oficina voltada para os moradores locais. As inscrições são limitadas e voltadas aos moradores da comunidade.

 

O projeto Bike Comunidade foi idealizado pelo MSVB para auxiliar na dinâmica da mobilidade dentro das comunidades, principalmente em relação ao uso das bicicletas na geração de emprego e renda. Após as inaugurações realizadas nesta semana do Dia Nacional do Ciclista, a capital baiana contará com cinco unidades em funcionamento – Alagados, Stella Maris, Vila Matos, São Caetano e Massaranduba.

 

Multa Moral – Ainda na sexta-feira (20), serão distribuídos aos ciclistas adesivos de “Multa Moral”, a partir das 10h, na região da Barra (em frente ao Restaurante Barravento). O adesivo funciona como uma ação de conscientização direcionada aos motoristas que desrespeitam as vias exclusivas para quem anda de bike.

 

Esses adesivos serão, ao longo do ano, distribuídos também para ciclistas de outras localidades, grupos de pedal e moradores de regiões estratégicas. Além disso, o MSVB planeja realizar ações pontuais em regiões onde o desrespeito às leis que garantem a segurança do ciclista.

 

O conceito da campanha é que a própria população, assim como os ciclistas, contribuam para sensibilizar os motoristas, colocando o adesivo nos carros que estejam estacionados na ciclofaixa. A ação vai surpreender os condutores que, ao retornarem aos seus veículos, vão encontrar um adesivo com essa “multa” de caráter educativo. A ideia é justamente educar os motoristas para que evitem repetir esse ato tão prejudicial à segurança dos ciclistas e que, acima de tudo, é um ato ilegal.

 

"O estacionamento nas vias cicloviárias é um importante causador de conflitos diários entre motoristas e ciclistas no trânsito de Salvador. O perigo de sair das ciclovias e ciclofaixas abruptamente para ir direto ao trânsito devido a carros parados nas vias causa acidentes e desestimula o uso desse meio de transporte que é essencial para tantas pessoas", destaca o coordenador do MSVB e presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

 

Com as mudanças recentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estacionar sobre ciclovia ou ciclofaixa, que antes não gerava multa, passa a ser infração grave. A prática gera cinco pontos na carteira e multa de aproximadamente R$200.

 

"A alteração no Código de Trânsito é importante e serve para mostrar de uma vez por todas, aos que ainda não tem a devida compreensão e o merecido respeito, que o ciclista é parte igual no trânsito. Porém, acredito que a mudança só se torna efetiva quando acompanhada da conscientização dos condutores, e isso, só alcançamos com ações de educação para o trânsito e uma fiscalização eficiente, como temos feito na cidade", reforça o superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), Marcus Passos.

 

Entre janeiro e junho deste ano, a Transalvador registrou 562 infrações por transitar com o veículo em ciclovias e ciclofaixas; 274 infrações por estacionar sobre a faixa destinada a pedestre; e 62 ocorrências da nova infração vigente em 2021: parar o veículo sobre ciclovia ou ciclofaixa.

 

Pesquisa – O MSVB também está realizando, durante a Semana do Ciclista, uma pesquisa sobre o perfil do ciclista de Salvador. Todas as informações coletadas se transformarão em dados importantes que servirão para o aprimoramento da estrutura da cidade e para criação de políticas públicas municipais ligadas à mobilidade e ao uso da bicicleta. O link da pesquisa pode ser encontrado na biografia do perfil do MSVB no Instagram (@salvadorvaidebike).

 

Uma destas ações que pretendem melhorar a mobilidade por bicicletas na cidade é o Plano Cicloviário, que está sendo preparado pela Secretaria de Mobilidade (Semob) e deve ser licitado no próximo mês. “O Plano busca consolidar o uso da bicicleta como veículo de transporte do município, com caráter inclusivo, universal e garantindo a segurança dos cidadãos em seus deslocamentos, com uma rede cicloviária abrangente, segura e integrada, com infraestrutura urbana para circulação”, destaca o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.


 Foto: Jefferson Peixoto/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑