Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

“Quase que a totalidade da Cidade Baixa vai ficar embaixo d´água”, alerta vereador


 “Quase que a totalidade da Cidade Baixa vai ficar embaixo d´água”, alerta vereador André Fraga (PV) em sessão na Câmara de Vereadores


Edil pede mais celeridade das gestões municipal e estadual para combater a crise do clima 



O Vereador André Fraga(PV) apresentou dados alarmantes sobre os impactos das mudanças climáticas na capital baiana durante a sessão ordinária nesta terça-feira(17/08), na Câmara Municipal de Salvador. André Fraga, que também é presidente da Comissão Especial de Mudanças Climáticas e Inovação da Câmara, apresentou um diagnóstico complementar ao relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC, que foi divulgado na última semana. 



“Imagine que a nossa caminhada à Lavagem do Bonfim vai precisar ser de barco em algum momento. Provavelmente, se nada for feito, em 2040, em 2050, a gente não vai ter mais como caminhar.”, alertou André Fraga. 



A projeção do aumento do nível do mar em regiões de Salvador foi obtida na plataforma Climate Central, uma organização independente de cientistas e jornalistas que pesquisam e relatam fatos sobre a mudança do clima e seu impacto sobre o público.  



Plano Municipal de Ação Climática 


Segundo Fraga, os eventos climáticos extremos noticiados recentemente se conectam com a crise do clima: “A gente fica olhando esses dados e acha que isso vai levar muito tempo, mas já está acontecendo. Água adoidada na Alemanha, no Japão, em Salvador. Crise hídrica, seca, incêndios na Grécia, na Turquia e Califórnia. Nada disso é coincidência, está tudo conectado.” 



O Vereador lembrou que Salvador assumiu, de forma voluntária, o Acordo de Paris para zerar as emissões de gases de efeito estufa na cidade até 2049, mas que precisa acelerar as ações para mitigar os efeitos das mudanças do clima. 



“O Plano de Ação Climática de Salvador deve chegar a esta Casa em breve, mas é fundamental que a prefeitura acelere a implementação de estratégias de adaptação e mitigação à mudança do clima”, diz o vereador. 



(Ascom/Vereador André Fraga - PV)


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑