Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

CCR Metrô Bahia e CVV lançam Plantão de Escuta



CCR Metrô Bahia e CVV lançam Plantão de Escuta, projeto de apoio mental pioneiro no Brasil, com atendimento na Estação Acesso Norte 


A inauguração será no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, sexta-feira (10), e o espaço ficará disponível para escuta ativa de segunda a sexta, das 10h às 16h. Por conta da pandemia, os atendimentos serão online. 


A pandemia intensificou ainda mais a atenção e o cuidado com a saúde mental dos brasileiros e a necessidade de conversar com alguém e ser escutado é algo cada vez mais comum. Pensando neste contexto, a CCR Metrô Bahia e o CVV (Centro de Valorização da Vida) lançam na próxima sexta-feira, no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (10), o Plantão de Escuta. O projeto, uma das ações da concessionária no Setembro Amarelo, consiste na criação de um espaço exclusivo para atendimento de clientes e colaboradores do Metrô, na Estação Acesso Norte, ponto de ligação entre as Linhas 1 e 2 do modal de transporte. “É algo novo e que vai nos aproximar das pessoas, teremos sempre um voluntário disponível para conversar por videoconferência com quem estiver no espaço, com a privacidade e a atenção necessária para as pessoas que estão passando por momentos de angústia, solidão ou algum conflito”, explica Josiana Rocha, porta-voz do CVV em Salvador. 


Ter um espaço reservado para atendimento de escuta ativa de forma online e dentro de uma Estação de Metrô é algo pioneiro em todo o Brasil. Para Álvaro Britto, gestor de comunicação da CCR Metrô Bahia, a ação é mais uma iniciativa da companhia com o foco em levar serviços que promovam a saúde das pessoas, incluindo a saúde mental e o compromisso da valorização da vida. “Será um projeto permanente, tornando o serviço mais acessível para a sociedade, já que estará disponível em um local de fácil acesso e com ampla divulgação. Nossos Agentes de Atendimento e Segurança atuarão junto com o CVV para identificar pessoas que eventualmente queriam conhecer o espaço, bem como na organização da demanda”, explica. O Plantão de Escuta funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h e os atendimentos são feitos por voluntários do CVV. “É uma conversa por meio de chamada de vídeo e que vai engajar voluntários da Bahia e de outros estados, garantindo que sempre tenhamos alguém com o tempo necessário para sanar as necessidades das pessoas que nos procurarem”, explica Josiana Rocha, destacando o perfil inovador do projeto em todo o país.

 


Setembro Amarelo no Metrô


Os números do CVV mostram que em Salvador são feitos até cinco mil atendimentos mensais com pessoas que precisam conversar e ser escutadas, em uma rede que funciona 24 horas por dia pelo telefone 188 ou pela internet www.cvv.org.br

O Plantão   uma forma de democratizar ainda mais o acesso ao serviço, o que na visão de Joseane é muito gratificante. “Lutar pela vida ainda é o melhor caminho”, pontua. 


Também como uma das ações do Setembro Amarelo, a CCR Metrô Bahia recebe o Projeto Help, iniciativa que tem o objetivo de levar apoio emocional e acolhimento aos clientes do meio de transporte de forma itinerante, em diversas estações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Neste projeto, voluntários fazem a abordagem nas plataformas, praticando a escuta afetiva com as pessoas. “Estamos ainda com um treinamento do Corpo de Bombeiros específico para abordagem de pessoas em casos de tentativa de suicídio. Sempre com o foco em promover a vida e a segurança dos nossos clientes”, finaliza Álvaro Britto. 


Serviço


O que: Plantão de Escuta, espaço físico direcionado exclusivamente para acesso das pessoas aos serviços do CVV, através de videochamadas (online).


Quando: a partir de sexta-feira, 10 de setembro. Funcionará de segunda a sexta, das 10h às 16h


Onde: Estação Acesso Norte da CCR Metrô Bahia


Quem: Qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço, que é gratuito e com total privacidade. Os atendimentos no espaço são individuais.


 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑