Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de setembro de 2021

Especialista comenta riscos do vulcão nas Ilhas Canárias


Em estado amarelo de alerta de erupção, o vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas Ilhas Canárias, na costa da África,  reacendeu a discussão sobre a hipótese de formação de tsunamis que poderiam atingir toda a costa brasileira, especialmente no Nordeste.


O vulcão estava adormecido há décadas, mas deu sinais de atividades sísmicas nesta semana. Segundo o Instituto Geográfico Nacional da Espanha, foram registrados 4.222 tremores no parque nacional Cumbre Vieja, em volta do vulcão, tendo o volume de movimentos sísmicos aumentado de intensidade nos últimos dias, com abalos de magnitude superior a 3.

Desde sábado, 11, foi detectado um aumento significativo nos movimentos sísmicos levando à alteração de nível do vulcão. As atividades tectônicas registradas ao longo desta semana são um indicativo da proximidade de uma erupção.

Segundo o MetSul Meteorologia, uma grande erupção do vulcão afetaria todas as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico, o que inclui todo o litoral do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amapá.

A repercussão do alerta fez com que os brasileiros tomassem as redes sociais com comentários sobre a possibilidade de incidência de ondas de até 10 metros no país. 

O Cumbre Vieja está no nível dois, dos quatro existentes, na escala de alerta para uma erupção vulcânica. Nesta fase, a população é orientada a ficar atenta ao monitoramento da atividade vulcânica e sísmica, pois ainda que considerada remota, a possibilidade de real e digna de atenção. Já o alerta máximo ocupa a terceira posição, antecedendo apenas o nível quatro, que alerta que o evento já está em andamento.

Segundo Luiza Bricalli, o Brasil poderia ter problemas em caso de risco concreto, pois não estaria preparado "nem do ponto de vista estrutural, nem da própria população", já que terremotos de alta magnitude não acontecem no país. al do Espírito Santo).


Foto Divulgação

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑