Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 18 de setembro de 2021

Inema realiza soltura de 190 pássaros silvestres no Parque Nacional do Pau Brasil

 


No último domingo (12), a Unidade Regional (UR) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), lotada no Extremo Sul da Bahia, realizou a soltura de cerca de 190 pássaros de três espécies no Parque Nacional do Pau Brasil, no município de Porto Seguro.


Os animais foram apreendidos no dia anterior à soltura, no distrito de Itupeva, em Medeiros Neto, através de uma operação realizada pela Polícia Militar (PM) do município. Segundo informações da guarnição foram resgatados um total de 234 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro para comercialização ilegal.


Em nota, a PM explica que após chegada ao local do flagrante, foram encontrados centenas de pássaros das espécies canário, cardeal e coleiro. Destes, 194 estavam vivos e 37 mortos. Além disso, foram confiscados três viveiros transportadores no mesmo local da ocorrência.


“O autor, com apelido de “Dozinho”, informou que vendia aqueles pássaros para um comprador do estado da Paraíba. O mesmo foi informado sobre os crimes ambientais que estaria cometendo e foi conduzido para a delegacia de Teixeira de Freitas para as medidas cabíveis. Os pássaros foram conduzidos até a sede da 44ª CIPM, para que posteriormente a unidade ambiental providencie o encaminhamento adequado”, informa nota da PM.


As aves silvestres foram encaminhadas para a Unidade Regional do Inema, no município de Eunápolis, para posterior soltura em habitat natural. Segundo a técnica responsável, Carla Acruz, a contagem final foi de 238 pássaros entre vivos e mortos. “A expectativa era de transferir os animais para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Cruz das Almas, mas devido ao calor e a distâncias, algumas aves não resistiriam, então priorizamos realizar a soltura no Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro”, explica Acruz.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑