Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Multicentro Carlos Gomes oferta exames para detecção de problemas auditivos


 Unidade é referência da rede municipal da Saúde na prestação desse tipo de assistência


Os beneficiários do SUS – Sistema Único de Saúde de Salvador podem ter acesso à assistência integral para o diagnóstico e tratamento de doenças auditivas no Multicentro de Saúde Carlos Gomes. A unidade administrada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania é referência da rede municipal para esse tipo de acolhimento na capital baiana.


O atendimento é prestado por equipes especializadas formadas por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, além de toda estrutura para realização de exames para o diagnóstico preciso dos possíveis agravos. O acolhimento qualificado acontece de forma humanizada e de maneira segura para o paciente.


 


Audiometria tonal e vocal


A audiometria é um procedimento indicado para avaliar a capacidade auditiva do indivíduo. O exame permite detectar alterações importantes na audição, principalmente em pessoas que estão mais expostas a ambientes com muito barulho.


A partir da realização desse exame é possível verificar o tipo e o grau da perda auditiva, bem como avaliar se essa perda dificulta a pessoa de compreender os sons da fala durante uma conversa, por exemplo.


No Multicentro de Saúde Carlos Gomes é possível realizar audiometria tonal e a vocal. A tonal possibilita identificar o nível mínimo de intensidade de som que é necessária para que o paciente consiga perceber o som emitido. Já a vocal está focada na capacidade de compreensão de determinadas palavras.


Ambos os exames são feitos dentro de uma cabine isolada de outros ruídos para evitar qualquer tipo de interferência externa. “A audiometria pode ser feita é indicada, na maioria das vezes, quando há a necessidade de avaliar a audição do paciente. Também é bastante comum em crianças em idade escolar com suspeita de perda auditiva. Pacientes que foram vítimas de traumas, perfuração timpânica, uso excessivo de diversos medicamentos, infecções ou com histórico hereditário de perda auditiva também têm indicativo para o procedimento”, explicou Sheila Dias, fonoaudióloga do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.


 


Imitanciometria


A imitanciometria é um exame muito comum para analisar a saúde auditiva dos pacientes. Utilizado na maioria das vezes de maneira complementar à audiometria, o procedimento é fundamental para verificar a possível ausência de reflexos acústicos, bem como, avaliar de maneira mais eficiente todo sistema auditivo do paciente.


Pessoas com queixas frequentes de dor no ouvido, zumbidos, suspeita de labirintite, entre outros agrados que comprometam o sistema auditivo têm recomendação para esse exame. “É um procedimento rápido, objetivo e bastante eficaz para avaliação de toda estrutura auditiva. Pode ser prescrita tanto pelo otorrino quanto pelo fonoaudiólogo”, afirmou Sheila.


 


Acesso aos serviços


Os pacientes interessados em realizar agendamento para primeira consulta ou exame especializado no Multicentro de Saúde Carlos Gomes podem se dirigir a uma das 156 unidades básicas de saúde da rede municipal de saúde, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 08 às 17 horas. É necessário apresentar uma requisição preenchida por um médico e o cartão SUS de Salvador.


Já os pacientes que já são acompanhados pela equipe multidisciplinar do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, podem agendar os procedimentos no guichê de marcação de consultas e exames que fica localizado no prédio da unidade durante o horário de funcionamento do posto, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07 às 18 horas.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑