Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Parque Social promove ações voltadas para Dia Mundial da Limpeza

 


O Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 18 de setembro, é inspiração para um projeto sincronizado realizado pelos programas Agentes da Educação e Agentes de Empreendedorismo, desenvolvidos pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura. A série de atividades foi iniciada com alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Paripe, na quarta-feira (1º).

 

“Durante todo o mês de setembro participaremos ativamente da ação com os agentes conscientizando alunos, pais e a comunidade no entorno para que atuem com a gente. É uma iniciativa de extrema relevância em razão de questões ambientais cada vez mais presentes”, disse a coordenadora do Agente da Educação, Renata Souza.

 

Sob a coordenação da agente da educação Elaine Santana, os alunos assistiram a uma palestra sobre reciclagem de resíduos sólidos, que foi ministrada por Nélia Calhau, coordenadora das Casas So+ma, um programa de fidelidade para criar novos hábitos e um ambiente empreendedor nas comunidades. Logo depois, a Associação de Pais e Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição recebeu uma oficina sobre tapetes de retalho e resíduos sólidos, conduzida pela artesã Carla Ribeiro.

 

Além destes dois eventos, a programação engloba ainda exibição de vídeos nas redes sociais, criação de cards em alusão à data e ações nas hortas das escolas que possuem esta estrutura. “A nossa expectativa é que todos possam ser agentes da transformação, contribuindo para a harmonia com a natureza e focando no tema deste ano, a reciclagem, pelo fato de que ela contribui para redução do impacto ambiental e também por entender a importância de introduzir esse ensinamento e como reciclar, além de mostrar quais são as estruturas dos materiais, para, se possível, reutilizar de alguma forma”, declarou Renata.

 

Outra iniciativa que será retomada nas escolas é a confecção de brinquedos com material reciclável, indicando para as crianças o que se pode ou não utilizar, conforme o impacto ambiental. “Nosso objetivo principal é desenvolver o lado criativo da criança de forma lúdica, contribuindo para percepção de valores importantes para preservação ambiental e contribuindo na formação de cidadãos ecologicamente conscientes porque a gente precisa começar com essa dinâmica desde cedo”, concluiu.

 

World CleanUp Day – Pela 4ª vez consecutiva o Parque Social foi convidado para participar do Dia Mundial da Limpeza – maior ação cívica mundial que promoverá mobilização para limpezas ambientais, digitais, mentais e solidárias. As ações em prol à data, celebrada desde 2017, são lideradas pelo Instituto Limpa Brasil – Let’s do It!.

 

Com a experiência dos anos anteriores, quando foram realizados mutirões nas ruas e diversas atividades nas escolas, em 2021 os participantes dos programas, projetos e colaboradores da ONG municipal realizarão também diversas ações de mobilização. A intenção é de que, após o evento, esses novos hábitos sejam incorporados no dia a dia pelos cidadãos.

 

Outras atividades – No próximo dia 17, o Parque Social vai promover, no canal da instituição no YouTube, duas lives dentro da temática. A primeira acontece às 9h com o tema Reciclagem: Uma atitude necessária para transformar o mundo, com mediação de Renata Souza e de Thaísa Jeanine Pereira, da Escola Municipal Santa Rita (GRE Centro). As convidadas são Cláudia Pires, da Casa So+ma e Margareth Falcão da Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (Battre).

 

Já às 14h, o tema será “Reciclagem: Negócios de Sucesso que Promovem Equilíbrio ao Ecosistema”, tendo como mediadoras Norma Regina e Sandra Barbosa, respectivamente coordenadora e orientadora de campo do Programa Agente de Empreendedorismo. Os convidados serão o engenheiro ambiental Antônio Aloísio e a diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos.

 

Para Sandra Paranhos, é importante e gratificante participar de uma ação tão relevante, uma vez que as questões ambientais estão se tornando cada vez mais presentes na consciência das pessoas. “Desde 2019, adotamos uma campanha denominada Economize, que surgiu a partir da concepção de que mais do que nunca se faz necessário pensar na adoção de atitudes que evitem o desperdício e promovam o cuidado com o meio ambiente. O Dia Mundial da Limpeza só vem a somar com o nosso propósito”.

 

A coordenadora nacional do Instituto Limpa Brasil, Edilainne Pereira, afirmou que o formato do Dia Mundial da Limpeza deste ano pode ser considerado como uma oportunidade única, uma vez que as pessoas estão mais tempo dentro das próprias casas e sendo a todo tempo lembradas sobre a importância de higienizar todas as embalagens dos produtos que adquirem.

 

“Desta forma, elas podem se dar conta da grande quantidade de resíduos que geram, o que pode ser um estímulo para fazerem a separação de forma adequada, nas três frações, como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos: reciclável, orgânico e rejeito”, apontou.



 Fotos: Otávio dos Santos/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑