Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Codecon capacita comerciantes da Lapa para selo Lojista Legal

 


Com o objetivo de educar e garantir a excelência na prestação de produtos e serviços pelos lojistas, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou, na quarta-feira (20), a capacitação para mais uma turma do Selo de Certificação Lojista Legal. Foram convidados a participar da ação 120 comerciantes do Shopping Lapa.

 

Para receber o selo do programa Lojista Legal, o comerciante deve participar do curso e executar o que aprendeu no seu estabelecimento, para assim ser avaliado e aprovado pelos agentes da Codecon.

 

Ministrada pelo chefe do setor de Educação e Divulgação, Antônio Carlos de Souza Lima, e o chefe do setor de Análise de Auto de Infração e de Processos Administrativos, Almir Ribeiro, a capacitação tem carga horária de duas horas. Durante a palestra, os comerciantes aprendem sobre o conceito de fornecedor e consumidor, relação de consumo, cartão de crédito, preços, publicidade enganosa e abusiva.

 

Após a capacitação, os comerciantes têm 15 dias para realizar as alterações necessárias. A partir do dia 4 de novembro, os agentes de certificação farão uma visita para identificar se os critérios foram implementados e assim entregar o selo, que tem validade de um ano. Ter o selo exposto no estabelecimento significa que o local está adequado dentro da legalidade para receber o consumidor, o que transmite credibilidade.  Até o momento, 95 estabelecimentos foram selados em toda cidade.

 

“O código é um manual que não apenas protege o consumidor, mas oferece proteção às principais bases da relação de consumo”, explicou o chefe do Setor de Educação e Divulgação, Antônio Carlos de Souza.

 

Credibilidade – Atuando há 13 anos no comércio, a assistente de gerente Maria Elvira Nascimento, de 47 anos, destacou a iniciativa. “A capacitação e o selo são muito importantes, primeiro para a loja, que adquire maior credibilidade perante o cliente, e depois para nossa vida pessoal. Somos lojistas, mas também somos consumidores. As normas adequadas trazem maior segurança para todos”, afirmou.

 

A atendente de loja, Lucimaria Ribeiro, de 36 anos, falou sobre como o conteúdo do curso será útil para o dia a dia do negócio. “A oportunidade de aprender é sempre boa. Adquirir conhecimento nunca é demais. Com a capacitação, vou poder orientar outros funcionários e dessa forma, transmitir o que nos foi passado. Todos ganham com a regularidade do estabelecimento”, concluiu.

  

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑