Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Confira o funcionamento dos serviços municipais no feriadão de Finados



Esta semana, devido ao Dia do Servidor Público (28) e ao feriado do Dia de Finados (2 de novembro), as repartições públicas municipais não funcionarão nesta sexta (29), segunda (1º) e terça-feira (2). A suspensão do expediente de sexta-feira nas repartições públicas municipais está prevista em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na edição do dia 19. 


Os serviços essenciais, no entanto, serão mantidos, a exemplo das unidades de saúde 24h e Samu, Defesa Civil, salvamento marítimo, ordenamento do trânsito e transporte, unidades de acolhimento institucional e abordagem social, limpeza e fiscalizações de combate à poluição sonora, comércio irregular e cumprimento das medidas de enfrentamento à Covid-19. Confira de maneira detalhada o funcionamento dos órgãos municipais no período: 



Trânsito – Entre sexta-feira e o dia 2, agentes da Transalvador atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Na terça-feira (2), o órgão vai reforçar o monitoramento do tráfego e do estacionamento no entorno dos principais cemitérios de Salvador. 


Equipes da autarquia também irão monitorar locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela). O monitoramento será feito também durante 24h pelo Núcleo de Operação Assistida (NOA) durante todo o período, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão mantidas. 


O setor de Defesa de Notificações não funcionará entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro para atendimento ao público. As notificações com previsão de vencimento nesses dias serão prorrogadas para o próximo dia útil, na quarta-feira (3). Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor ou recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) nos dias em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá utilizar a via on-line. 


No feriadão, o atendimento presencial na sede do órgão de trânsito estará suspenso, exceto pelo Setor de Registro de Acidentes, que funciona initerruptamente. O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador 156 ou pelo aplicativo NOA Cidadão. O setor de Liberação de Veículos funcionará das 9h às 17h na sexta (29) e na segunda-feira (1º).  Já no sábado (30), o horário será das 9h às 12h e das 14h às 16h. Os pátios da autarquia estarão fechados no domingo (31) e na terça-feira (2).


Ônibus e ascensores – No domingo (31), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) realizará a Operação Praia, com reforço de linhas que atendem a região da orla e outras importantes praias da cidade. Na segunda-feira, a operação de transporte ocorrerá de forma normal. No Feriado de Finados, haverá reforço apenas das linhas que passam pelos cemitérios. A frota será reduzida no restante da cidade. 


Na terça-feira (2), apenas o Elevador Lacerda estará em funcionamento, das 8h às 17h. Os demais ascensores – Pilar, Liberdade/Calçada, Gonçalves e Taboão – estarão fechados. 


Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais e nos eventos em Salvador, com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de funcionamento. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. 


Na sexta, segunda-feira e terça-feira, o atendimento presencial estará suspenso. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156. 


Promoção Social – Apenas as Unidades de Acolhimento Institucional manterão o funcionamento durante 24h e os Serviços Especializados de Abordagem Social atuarão das 7h às 19h na sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira. Os restaurantes populares, Cras e Creas funcionarão apenas até quinta (28) e retomarão as atividades na quarta-feira (3). 


Feiras e mercados municipais – O funcionamento das feiras e mercados será alterado apenas no dia 2. As feiras irão funcionar das 6h às 16h e os mercados, das 7h às 15h. Nos demais dias os estabelecimentos terão funcionamento normal. 


Escolas municipais – As escolas da rede municipal de ensino terão aula presencial até esta quinta-feira (28) e retomarão as atividades educacionais na próxima quarta-feira (3).


Defesa Civil – Como serviço essencial, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente em regime de plantão 24h. No feriado de 02 de novembro, equipes estarão de prontidão para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com o órgão, de forma gratuita, pelo telefone 199. 


Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) manterá uma média de 100 agentes por dia, atuando em diversos serviços, rondas em parques, apoio às ações de fiscalização da Sedur, Transalvador e Semop, atenção com a Praia do Porto da Barra e patrulhamento preventivo. 


Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) manterá uma média de 70 salva-vidas por dia, atuando em todo o trecho de orla entre a praia de Jardim de Alah e Ipitanga, prestando orientações sobre os locais adequados para banho, buscando prevenir afogamentos. 


Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) manterá o cronograma normal de coleta de lixo na cidade durante o período. Além disso, agentes da empresa atuam em alguns cemitérios da cidade durante a semana, realizando o serviço de capinação. 


Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-bairro terão o funcionamento suspenso na sexta-feira (29), na segunda (1º) e terça-feira (2). O atendimento ao público será retomado na quarta (3).


Saúde – As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e os postos de Pronto Atendimento 24h funcionarão normalmente, assim como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado no número 192. A estratégia de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias será divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).


 Fotos: Bruno Concha/Secom e Jefferson Peixoto/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑