Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Dia Nacional de Adotar um Animal: cão resgatado na BA-099 encontra um novo lar


CLN resgata e incentiva a adoção de animais que são encontrados na via 


O Dia Nacional de Adotar um Animal, comemorado nesta segunda-feira (4), chega com uma boa notícia: um cãozinho resgatado na BA-099 encontrou um novo lar no quadro de funcionários da Concessionária Litoral Norte (CLN), empresa do grupo Invepar. O vira-lata João foi adotado pela analista de TI Crispiniana Guedes. 



Tudo começou quando Crispiniana descobriu que João ficaria disponível para adoção após ser resgatado pela CLN. A relação foi amor à primeira vista e com o apoio de sua mãe, decidiu que era hora de adicionar mais um integrante à família. Contudo, apesar do amor envolvido, a adaptação do cachorrinho não foi das mais fáceis.  


"No início foi um pouco difícil para ele e também pra gente. Houve muita resistência e medo porque ele ficava querendo fugir, mas agora está tudo bem e ele já se sente em casa", conta animada. Crispiniana, que já tinha uma cadela em casa antes de adotar João, relata que após todo o processo de adoção e adaptação vai comemorar a data da segunda, criada para conscientizar contra o abandono 



E a adoção não faz bem apenas para o animal que recebe um novo lar. Um estudo publicado pela American Heart Association mostrou que o convívio com os pets é considerado como um dos melhores recursos terapêuticos. A presença de um animal de estimação pode estimular o relaxamento, diminuindo a pressão sanguínea e o estresse do dia a dia.   



Contudo, apesar de ser tentador encher a casa de animais, vale lembrar que é necessário que a adoção seja responsável: antes de tomar a decisão de adotar um animal é preciso levar em consideração não só o desejo, mas também, as necessidades e o grau de comprometimento de toda a família. 



Resgate 



A CLN segue diversos protocolos para realizar o atendimento dos animais encontrados na BA-099, que funcionam da seguinte forma: quando um animal envolvido em ocorrências na rodovia é resgatado, ele é encaminhado para uma clínica veterinária que faz todo o tratamento e acompanhamento.   



A empresa administra a BA-099 e também realiza campanhas de adoção, explica Brisa Cruz, analista de meio ambiente. "Após a alta veterinária, esse animal é encaminhado para um local de acolhimento até ser adotado. A empresa faz a divulgação tanto nos canais internos quanto em telas de LED nas praças de pedágio". 



Ela conta ainda que a empresa possui uma parceria com a REMCA (Rede de Mobilização pela Causa Animal), que presta suporte na divulgação dos animais resgatados disponíveis para adoção. Apesar de não fazer parte das obrigações da concessionária, todos os custos do tratamento veterinário e castração são pagos pela CLN com recursos próprios.   



João, inclusive, não é o primeiro canino a ganhar uma segunda chance e encontrar novo tutor e nova família. Em 2018, um cãozinho chamado Preto foi resgatado nas imediações da BA-099, e, após atendimento veterinário, ganhou o coração de Joaquim, um colaborador que trabalha na área de manutenção da BA-099. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑