Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Educação abre inscrições para encontro que simula reunião de comitês da ONU

 



Secretaria da Educação do Estado abre inscrições para encontro que simula reunião de comitês da ONU


A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Instituto DiploMUN e a ONG Educando, abre inscrições gratuitas, nesta quarta-feira (6), a partir das 18h, para a Bahia Model United Nations (BaMUN). A atividade é uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), através dos quais estudantes da rede estadual do Ensino Médio, incluindo os dos cursos técnicos, terão a oportunidade de debater problemas globais, representando diplomatas de países no posicionamento oficial da delegação.


A inscrições serão realizadas pelo formulário Google, disponível na biografia do Instagram @lideresbaianos. No total, serão 90 vagas, sendo 11 destinadas para estudantes com deficiência, 11 para indígenas, 11 para quilombolas e três para estudantes de Escolas Família Agrária (EFAS). A participação será confirmada por ordem de inscrição até o preenchimento das vagas. A simulação irá ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de novembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e os participantes terão hospedagem, alimentação e transporte disponibilizados pela SEC.


Simulação da ONU - Desenvolvida no país pelo Instituto DiploMUN, com sede em Salvador, a ação visa democratizar e ampliar o acesso às simulações da ONU e a diplomacia no ensino brasileiro, organizando e promovendo simulações presenciais e on-line, sempre de maneira voluntária, para garantir a participação de estudantes dos mais diversos cenários socieconômicos. A ação já impacta 13 mil jovens de 25 estados do Brasil e 15 países do mundo.


Para este encontro com estudantes da rede estadual serão desenvolvidos quatro comitês:  "O jogo de interesses: negociações da vacina contra o COVID 19" (OMS); "Guerra Civil Coreana" (Gabinete de Guerra); "A Emergência Climática Global" (G20); e "Revolução Francesa: Assembleia Geral dos Três Estados (Comitê Histórico).


A Harvard Model United Nations é a maior e mais prestigiada simulação da ONU do mundo. A HMUN conta com mais de quatro mil participantes de 50 países diferentes, que são selecionados através de um rigoroso processo de Application. O evento acontece em Boston (Massachusetts) e reúne os jovens líderes mais promissores de todo o mundo para a discussão de problemas globais em mais de 30 comitês.


Foto: Fernando Vivas/GOVBA

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑