Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Hospital Municipal amplia oferta de exames às mulheres no Outubro Rosa



O Hospital Municipal de Salvador (HMS), localizado em Boca da Mata, está oferecendo, durante todo este mês, exames preventivos às mulheres. São disponibilizados exames de ultrassonografia da mama e transvaginal, intensificando o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero na capital baiana, integrando as ações do Outubro Rosa. 


Os procedimentos são realizados de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde e da manhã, no ambulatório e no setor de bioimagem. Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem um dos 154 postos da rede municipal, munidas do documento de identificação com foto e cartão SUS, para avaliação médica e de enfermagem. 


Segundo o diretor do HMS, Gustavo Mettig, desde 2018 o hospital participa da campanha do Outubro Rosa, abrindo agendas extras para os exames direcionados à saúde da mulher. Durante a campanha, são ofertados 720 exames, 390 ultrassom de mama e 330 transvaginais, em turnos variados durante a semana.


“Essa campanha é de extrema importância, para o diagnóstico precoce”, alerta o médico, evitando que o tratamento seja iniciado quando o paciente já tem um quadro evoluído da doença, reduzindo as chances de cura. 


Prevenção – Moradora de Cajazeiras VII, a dona de casa Leda Maria de Jesus agendou o seu exame através da Prefeitura-bairro. “Já sou paciente daqui e acho importante esse cuidado. Todo ano faço meu checkup”, afirmou.


Residente em Pernambués, a jovem Tatiane de Jesus foi orientada a fazer a ultrassom mamária, após receber o diagnóstico de nódulo na mama. “Todos os cuidados são importantes, nossa saúde, nossa vida. Perdi três amigas para o câncer de mama e tenho muito medo”, lamentou. 


Recomendação – De acordo com o Ministério da Saúde, mulheres heterossexuais, homossexuais, bissexuais, ou homens transexuais, de 25 a 64 anos, com dois exames negativos consecutivos, precisam fazer o preventivo do colo do útero a cada três anos. Já as mulheres heterossexuais, homossexuais, bissexuais, ou homens transexuais, de 50 a 69 anos, devem fazer a mamografia a cada dois anos.

 Fotos: Jefferson Peixoto/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑