Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 10 de outubro de 2021

Planejamento de ações integradas para o desenvolvimento rural do Território Bacia do Jacuípe


 Governo do Estado debate planejamento de ações integradas para o desenvolvimento rural do Território Bacia do Jacuípe


O planejamento de ações integradas, que promovam o desenvolvimento rural, a partir de políticas públicas articuladas, para gerar maior impacto local, a exemplo da assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária, inclusão produtiva e agroindustrialização, foi um dos objetivos do encontro, realizado nesta sexta-feira (08), na Câmara Municipal de Vereadores de Capim Grosso. O evento, que contou com a participação de representantes do poder público do Estado e dos municípios que compõem o Território Bacia do Jacuípe e de organizações sociais representativas da Agricultura Familiar, iniciou com uma homenagem ao Dia do Nordestino, celebrado neste dia 08 de outubro. 


A iniciativa integra a estratégia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, que visa a integração das ações do Governo do Estado, com prefeituras municipais, Consórcios Públicos Territoriais e demais parceiros do poder público e de organizações que representam ou atuam no segmento da agricultura familiar. O objetivo é fortalecer, estruturar e consolidar sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar, a partir da execução de ações articuladas em grupos produtivos locais, entre outros objetivos.  


Os encontros contribuem para a organização e descentralização das políticas públicas para o desenvolvimento rural, onde são definidas quais são as obrigações do Estado, as necessidades que cada Prefeitura tem, o que elas têm a fazer, por meio da Secretaria de Agricultura, de Meio Ambiente ou correlatas, para que seja efetivada a parceria, de forma a gerar renda e melhorar a vida do homem e da mulher do campo, para que tenham condições mais dignas de vida, desde o aspecto da água, do abastecimento, de melhorias da infraestrutura pública e de estradas, mas também para melhorar a produção de alimentos.  



Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), apresentou a proposta da parceria, que mostra, entre outros aspectos, o impacto econômico local gerado a partir dos investimentos no rural. Ele reforçou também a necessidade de os envolvidos na gestão de políticas públicas dialogarem, planejarem, monitorarem e avaliarem, lembrando que o objetivo é descentralizar as ações: "Este evento é para marcar o início de um novo tempo, esse que a gente quer fazer uma parceria mais estreita com os municípios e promover maior aproximação". O diretor-presidente da CAR destacou ainda que espera que essas ações em parceria comecem a ser executadas já nos próximos dias. 


O presidente do Consórcio Público Jacuípe e prefeito do município de Capim Grosso, José Sinvaldo Rios, destacou que neste Dia do Nordestino não poderia ter presente melhor para o território, do que esse encontro Parceria Mais Forte: "Todos os prefeitos do território agradecem a participação do Governo do Estado por esse olhar voltado para o homem e a mulher do campo. Nós temos a consciência de que a gente só consegue desenvolver nossa região se for com essa unidade e união dos prefeitos aqui da região, que se fortalece com os investimentos". 


Durante o evento, foi apresentada a experiência da gestão do município de Nova Fátima, que vem promovendo ações de fortalecimento da agricultura familiar, a exemplo da ação social que garante a compra de parte da cesta básica, entregue às pessoas com vulnerabilidade social, cadastradas, de produtos da agricultura familiar, entre outras ações. 


As diversas ações executadas pelas unidades da SDR, foram apresentadas no encontro, que teve ainda a participação da coordenadora de Desenvolvimento Agrário (CDA), Camilla Batista, e das equipes técnicas da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da CAR, que atuam no território. Participaram ainda do evento representantes das prefeituras, secretarias municipais de Agricultura, cooperativas, associações e outras organizações sociais da agricultura familiar da Bacia do Jacuípe.  


Bacia do Jacuípe  


Compõem o Território Bacia do Jacuípe os municípios de Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça e Várzea do Poço. Juntos, possuem mais de 21 mil unidades de produção familiar e uma população rural de aproximadamente 120 mil pessoas. No território, estão entre os principais produtos agropecuários caprinos, ovinos, leite e mel. Só por meio de projetos como o Bahia Produtiva, o Governo do Estado já investiu, desde 2015, recursos da ordem de R$39,5 milhões, em 60 projetos, que beneficiam diretamente mais de duas mil famílias agricultoras. 


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑