Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Prefeitura inicia termonebulização para combate aos mosquitos

 


O enfrentamento às muriçocas e outros mosquitos em Salvador ganha mais um importante aliado. Esta semana, motocicletas adaptadas fazem parte da ação de termonebulização, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que é a aplicação de inseticida por meio de um equipamento que gera uma densa neblina e se espalha pelo ar, na capital baiana.

 

A programação prossegue nesta terça-feira (26), no Imbuí. Na quarta (27), é a vez da região de Santa Tereza e, na quinta-feira (28), é a vez do Km 17 de Itapuã. Os locais foram escolhidos pela alta incidência dos insetos.


A ação foi iniciada na noite da segunda-feira (25), nas ruas do bairro da Boca do Rio. Os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram a Travessa Orlando Moscoso, 1ª Travessa D. Eugênio Sales, 1ª, 2ª e 3ª Travessas Rio das Pedras, 1ª, 2ª e 3ª Travessas Professor Pinto de Aguiar, 1ª, 2ª e 3ª Travessas Emiliano Galiza e Rua Pedro Batista de Almeida.

  

“O intuito dessa ação é diminuir a infestação de muriçocas que, apesar de não transmitirem zoonoses, acabam importunando os moradores e interferindo na qualidade do sono e no desempenho de suas atividades produtivas. Com a estratégia também conseguimos complementar as ações de prevenção das arboviroses, já que o inseticida também é capaz de eliminar o mosquito Aedes aegypti na fase adulta”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde, Andréa Salvador.

 

Funcionamento - O método lança uma mistura de inseticida e óleo mineral, suficiente para eliminar os mosquitos, pois as gotículas de inseticida permanecem por um bom tempo flutuando no ar. Além das muriçocas, o produto químico é eficiente na eliminação de outros vetores. A iniciativa contribui para o combate às arboviroses, dentre elas a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

  


 Foto: Jefferson Peixoto/Secom


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑