Um dia de ensinamento, troca de experiências e lembranças de trajetórias profissionais, mas sobretudo de acolhimento, marcou, na manhã desta quarta-feira (1º.09), o primeiro evento do plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) no retorno gradativo às atividades presenciais. Foi nesse clima de integração que os servidores aprovados no último concurso público do TCE/BA participaram da primeira vivência do Módulo de Ambientação do Programa de Formação de Novos Servidores, que possibilita o desenvolvimento das competências mínimas necessárias à atuação profissional.
2021 09 NovosServidoresC portalAo abrir oficialmente o evento, o presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, deu as boas-vindas aos novos servidores, destacando que o compromisso com o trabalho deve ser o elemento principal de cada servidor no exercício diário de prestar um serviço de excelência à sociedade. “O que destaco neste momento é a necessidade de se prestar o melhor serviço e não utilizar-se da estabilidade como sinônimo de comodismo e acomodação. Esta Casa sempre esteve atenta a garantir uma estrutura ideal para os seus servidores. É importante que haja uma mão dupla na colaboração para preservar os servidores públicos, que têm compromisso com a sociedade e que devem responder a suas provocações com a qualidade inerente ao corpo funcional deste Tribunal. Esta Casa é o conjunto das suas forças. Desejo a todos um bom trabalho, renovando o espírito de confiança e desejando que Deus possa estar sempre nos protegendo”, disse o conselheiro-presidente.
2021 09 NovosServidoresB portalEm seguida, gestores de diversas áreas da Casa de Contas e Controle da Bahia relembraram, com emoção, a sua história de trabalho no Tribunal, descrevendo o funcionamento organizacional do TCE/BA e de suas respectivas unidades. Durante as apresentações, os novos servidores tomaram ainda conhecimento da estrutura, competências, visão, objetivos, valores e missão da Corte de Contas baiana. Participaram das explanações a diretora-adjunta da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa, Denilze Alencar Sacramento; a diretora de Gestão Estratégica, Ivonete Dionizio de Lima; o secretário-geral do TCE/BA, Luciano Chaves de Farias; o superintendente técnico, José Raimundo Bastos de Aguiar; o diretor do Cedasc, Edmilson Galiza; o diretor administrativo, Válter Luz Almeida; o coordenador de Recursos Humanos, Rusdelon Franco Lima; a coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas, Marta Lemos Correia D'amorim; o assessor técnico-jurídico, Wendel Régis Ramos; a ouvidora-adjunta, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira; a chefe da Auditoria Interna, Elvira Rita Brandão Gonzalez; e os assessores técnicos do Ministério Público de Contas, Alan Silva Costa e Cilmo Cedro Xavier Filho. O evento de acolhimento contou ainda com a presença do conselheiro Antonio Honorato, diretor da ECPL, que desejou uma trajetória de sucesso aos novos servidores: “Desejo a todos vocês um caminho de muito sucesso neste Tribunal”, ressaltou.
Em meio às explanações, os servidores veteranos deram os seus testemunhos, sendo unânimes em afirmar que o Tribunal é um espaço de trabalho que favorece não apenas o aprendizado, mas também o aperfeiçoamento e o crescimento profissional, baseados no compromisso de todos em dar o melhor de si mesmo. No encerramento do evento, o vice-presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Vinicius de Barros Presídio, deus as boas-vindas aos servidores, destacando o bom ambiente de trabalho no Tribunal. “A situação atual, de pandemia, atrasou a chegada de vocês. Mas felizmente a administração, com a determinação do presidente Gildásio Penedo Filho, resolveu a questão e este dia chegou. Vocês agora estão aqui, em uma das melhores áreas de trabalho da administração pública. Eu atuei na Assembleia Legislativa e em outros órgãos de governo e posso lhes garantir uma coisa: pode existir lugar igual ao TCE/BA para se trabalhar, mas melhor do que esta Casa não existe. Desejo a vocês um ótimo trabalho aqui”, disse o vice-presidente.
DEPOIMENTOS
“Este momento significa muito para mim porque simboliza o acolhimento dos servidores que foram aprovados no mais recente concurso público realizado pela Casa. É uma alegria enorme trabalhar no TCE, uma instituição que representa uma parte do estado da arte em termos de gestão, controle, eficiência e eficácia na administração pública. Sinto-me verdadeiramente acolhido e, em nome dos meus colegas, espero que continuemos debatendo, trocando ideias e aprendendo”.
Gustavo Miguel Quadros Vasconcellos Farias, auditor estadual de controle externo do TCE/BA.
“A minha expectativa é muito grande em relação à vida profissional no Tribunal de Contas. Vou aproveitar muito do que já aprendi nesta Casa para o meu desenvolvimento, porque aqui é um grande campo para o conhecimento”.
Arlene Oliveira da Silva, auditora estadual de controle externo do TCE/BA.
0 comentários :
Postar um comentário