Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Busão da Solidariedade percorre ruas de Salvador levando higiene e saúde para pessoas em situação de rua

 


Busão da Solidariedade percorre ruas de Salvador levando higiene e saúde para pessoas em situação de rua


Iniciativa da Cidade da Luz também está disponível no pátio da instituição


 


                Nascido da observação da penúria de pessoas em situação de rua, durante distribuição semanal de alimentos e kits de higiene, a Cidade da Luz, organização da sociedade civil sem fins lucrativos existente há 43 anos, criada pelo médium José Medrado, ampliou seu projeto social e criou o Busão da Solidariedade. A iniciativa começou com a aquisição de um ônibus e a sua transformação em um banheiro itinerante, equipado com boxes individuais com chuveiros, inclusive adaptados para pessoas com necessidades especiais, bancadas para corte de cabelo e barba, prateleiras, penduradores e caixas para toalhas de banho, roupas, calçados e material de higiene corporal. Toda essa ação é oferecida gratuitamente aos necessitados em situação de rua e - além de percorrer as ruas de Salvador em alguns horários das quartas-feiras -, o Busão fica disponível em sua base na Cidade da Luz, na Boca do Rio, durante o dia.


                De acordo com José Medrado, a condução do veículo, acolhimento, atendimento e orientação às pessoas usuárias do benefício são feitas por voluntários da Cidade da Luz, incluindo colaboradores com vivência no trabalho com população de rua. Para ele, a escolha do termo “busão”, bem baiano, foi utilizado a fim de gerar um ambiente de familiaridade e empatia para os usuários do serviço. O custo do projeto, que almeja rodar de segunda a sexta-feira, em breve, considerando aquisição do ônibus e adaptação projetada, é de R$180 mil, e conta com o apoio de pessoas e empresários que tenham a convicção de que, convergindo para o Bem, é possível impactar positivamente muitas vidas. Para fazer doações, basta seguir o link http://vaka.me/2088811


                A pandemia causada pelo Novo Coronavírus, desde março de 2020, exigiu adaptação das atividades sociais oferecidas pela Casa, mas o trabalho de assistência social voltado às instituições carentes não parou, como o trabalho médico em todo o seu amplo aspecto. Segundo o médium, com este viés neste período de pandemia, a Cidade da Luz intensificou sua ação voltada à população em situação de rua, contingente que se avoluma a cada semana, mostrando o quanto de carência existe na nossa cidade.


 


Cidade da Luz


                A Cidade da Luz existe há 43 anos, desde a fundação do seu primeiro núcleo, o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, mantendo-se no compromisso contínuo em atender pessoas em maior vulnerabilidade social. Como a instituição não tem fins lucrativos, os diversos projetos socioassistenciais são mantidos através de doação. Ao longo do ano, também são realizados eventos para arrecadação de recursos, tais como rifas, bazares, jantares, dentre outros. Na casa, há ainda o Espaço Renoir, que expõe obras mediúnicas, telas e esculturas, produzidas por José Medrado e o Brechó da Luz. O valor arrecadado com as vendas destes itens também é destinado às obras assistenciais, desenvolvidas pela Casa.


 


Outros projetos:


 


Centro de Cultura e Arte Pai João: No Centro de Cultura e Arte Pai João, são realizadas ações socioeducativas e culturais, com o objetivo de incentivar a socialização e a convivência comunitária, desenvolvimento de capacidades e potencialidades, além de promover atividades em grupos com finalidade de garantir aquisições progressivas, de acordo com o ciclo de vida. O centro oferece oficinas gratuitas de Hip Hop, Ballet, Capoeira e Jiu Jitsu (5 a 21 anos); oficinas de beleza-cabeleireiro; ginástica para mães (18 a 80 anos); cãoterapia (5 a 12 anos); além de cursos em parceria com o SESC (14 a 80 anos).


 


Escola Carlos Murion: Nas instalações do complexo Cidade da Luz, também funciona, desde 2004, em parceria com a Prefeitura de Salvador, a Escola Municipal Carlos Murion - nome de um dos mentores espirituais da instituição, frei Carlos Murion. A unidade educacional funciona nos turnos matutino e vespertino, com Educação Infantil e Ensino Fundamental, dispondo de sete salas de aula, uma sala multiuso (leitura, laboratório de informática etc.), uma sala de diretoria e uma secretária, além de sanitários masculino e feminino e cozinha. Possui amplo espaço externo para recreação dos alunos, incluindo uma quadra poliesportiva. A instituição tem capacidade para 300 estudantes.A Escola participa do Projeto Viver Pituaçu na Cidade da Luz- oferecido pela própria casa - e, também, dos Programas "Saúde na Escola".


 


Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes: Inaugurado em 2001, oferece assistência gratuita para a população carente. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, e aos sábados pela manhã, mediante consulta com hora marcada, o que é feito na própria instituição ou por telefone. Com gabinetes modernamente equipados, conta com oftalmoscópio, retinoscópio, lensômetro, tonômetro, cadeira ginecológica, eletro colposcópio, eletrocauterizador, eletrocardiógrafo, negatoscópio, além da aparelhagem convencional. As especialidades atendidas são Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Geral, Dermatologia, Fonoaudiologia, Gastrohepatologia, Geriatria, Ginecologia / Obstetrícia, Mastologia, Neurologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Urologia e Fisioterapia.


 


Caravana Fraterna Carlos Murion: Tem como objetivo dar assistência a pessoas em situação de risco social, através de voluntários da Cidade da Luz, com saídas esporádicas às ruas da cidade, e assistência permanente aos moradores de áreas com ocupação irregular do solo, comunidades carentes, bem como a outras instituições (abrigos e asilos), oferecendo encaminhamento médico e odontológico no ambulatório Dr. Bezerra de Menezes. São feitas distribuições de lanches, cestas básicas, agasalhos, medicamentos sob prescrição médica, higiene corporal, roupas de cama, calçados, utensílios domésticos, eletroeletrônicos, dentre outros. Membros do MORHAN e da APALBA, respectivamente, portadores de hanseníase e albinismo, são acompanhados de forma continuada pela Caravana, com a oferta de alimentos, medicações e apoio emocional. Além disso, promove encontros amigos em datas comemorativas, a exemplo da ceia natalina que ocorre no dia 24 de dezembro, quando reúne cerca de 350 assistidos, os quais recebem presentes, participam de sorteios e outras brincadeiras, com animadores e músicos profissionais.


 


Grupo de Assistência Chico Xavier: Atividade externa voltada a assistência a instituições carentes que abrigam e / ou prestam serviços socioeducacionais a idosos, crianças, portadores de doenças e deficiências, oferecendo conforto material (doações de alimentos, material de limpeza e higiene, promovendo consertos e pequenos reparos nas instituições), apoio emocional (terapia da música, dança, brincadeiras, cirandas de livros), amparo físico (através de massagens corporais, cuidados com a higiene das mãos e pés) e conforto espiritual (palestras, orações, leitura de mensagens e prática do Evangelho).


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑